CONTEÚDO
Artigos e Formações
20.Jan - A palavra que regula o mundo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A palavra que regula o mundo

Meus amados irmãos e irmãs no Cristo, Verbo de Deus, paz a vós!


Estamos caminhando nas estradas da vida, de mãos dadas com a fé, esperança e na caridade, afinal, queremos ser um povo ativo nos valores e na prática da vida nova do cristão, pois com isso é que poderemos ter expectativa de eternidade, habitar no novo céu e na terra nova. Em setembro é práxis lembrar e celebrar a Palavra de Deus.


Um dos documentos do Concílio Vaticano II – que aliás estamos celebrando 50 anos do Concílio - é sobre a Bíblia, o documento Dei Verbum. Um dos capítulos fala tão profundamente sobre a importância da vivência e da escuta da Palavra,  que assim se expressa: “Nos Livros Sagrados , com efeito, o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala. E é tão grande a força poderosa que se encerra na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo vigoroso para a Igreja, firmeza na fé para seus filhos, alimento da alma, perene e pura fonte da vida espiritual. Por tudo isso, aplica-se perfeitamente à Sagrada Escritura estas palavras: A palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4, 12), poderosa para edificar e repartir a herança entre os santificados (Atos 20, 32; I Tess 2, 13).” Deste capítulo 21 da Dei Verbum, pulamos ao capítulo 25, que assim nos aconselha: “Porquanto ignorar as  Escrituras é ignorar Cristo.


Lembrem-se, porém que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça um colóquio entre Deus e o homem. Pois com Ele falamos quando rezamos, a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos. Que os filhos e filhas da Igreja se familiarizem, segura e utilmente, com as Sagradas Escrituras, e de seu espírito fiquem imbuídos.” Por isso aqui na Diocese se valoriza tanto os Grupos Bíblicos de Reflexão, pois eles vêm acrescentar à Igreja, uma forma nova de vivenciar e meditar, lendo, a Palavra de Deus, que na linguagem paulina é viva e eficaz, penetrante, como uma espada de dois gumes. Eu, neste instante trago à memória a minha família; como é importante ter uma base sólida. Apesar que eu não vivia tão bem o convite à conversão, no entanto na minha família, a Palavra de Deus ocupava um espaço importante. Tínhamos a Escritura em mãos e podíamos lê-la quotidianamente. Meu pai, um catarinense criado no Paraná, com minha mãe, eram pessoas simples, mas pessoas de um valor profundo. Pessoas que sempre estavam dispostas a ajudar ao próximo; lá em casa desde o colo, rezámos o santo Terço, uma oração bíblica e pedida por Maria Santíssima, nas suas seis aparições em Fátima. Uma família focada em trabalhar e rezar. Meu pai um homem trabalhador e de fé, que até hoje continua, no auge de seus 92 anos rezando o Terço e participando diariamente da Missa pela televisão. Minha mãe, que partiu a cinco anos, praticamente vivia com o Terço nas mãos, e hoje com certeza está na presença da Imaculada, a Virgem Maria.


Queridos pais, não deixemos de dar bons exemplos aos filhos e filhas, as boas marcas sempre ficarão impregnados na memória e na nossa história. O céu e a terra passarão, mas as minhas Palavras jamais passarão, nos prometeu Jesus. A Palavra de Deus permanece eternamente. Fiquemos com Deus. Vivamos com Deus. Morando na amizade de Deus aqui, assim conseguiremos depois desta jornada humana passageira, morar com Deus e Maria Santíssima, nos Céus, pois é lá que eu quero morar, como dizia  Dunga: “O meu lugar é o Céu, é lá que eu quero morar”! “O Paraíso é uma casa que se constrói nesta vida e se habita na outra!” (Chiara Lubich)


Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright ©
    Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/diocesej/public_html/index.php on line 205
    2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.