CONTEÚDO
Notícias Diocesanas

11.Out - 300 anos da Aparição de Nossa Senhora
300 anos da Aparição de Nossa Senhora

Maria, serva de Deus, escuta o Anjo Gabriel e obediente entrega-se para a realização da vontade do Pai, que a escolhe para a maternidade de seu filho Jesus. Maria cheia de Graça, visitou sua prima Isabel, que se encheu do Espírito Santo. Depois, a mãe de Jesus passou por Fátima, Lourdes, Guadalupe e outros lugares até aparecer nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Uma imagem simples, porém com sua força missionária transformou a fé de um povo e recebeu o título de Padroeira do Brasil.

Encontrada por pescadores que até então não haviam conseguido o alimento, ao colocarem os pedaços da imagem encontrada dentro do barco puderam vivenciar a intervenção da Mãe de Deus e suas redes se encheram com peixes em abundância. Estes homens “experimentaram” o milagre da interseção de Maria, agora Aparecida. Assim, como Ela intercedeu nas Bodas de Canaã, também, o mesmo fez por nós aqui no Brasil há 300 anos.

A devoção a Nossa Senhora Aparecida se estendeu para além da região onde ela foi encontrada. Em 1782 surgiu na Cidade de Sorocaba/SP, uma capela dedicada a ela. Essa foi a primeira de tantas capelas construídas pelo Brasil afora.

Nossa Senhora Aparecida, para nós brasileiros, é uma honra tê-la como Padroeira. A exemplo do que ocorreu com sua prima Isabel, torne este povo cheio do Espírito Santo e que possamos proclamar com muito amor que és bendita entre as mulheres e que todos nós, filhos e filhas, vivam sobre a sua maternal proteção. Maria ficou com sua prima por cerca de três meses, Maria Aparecida está conosco há 300 anos.

Hoje estais presente em nossas vidas e nos pede: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Que com as redes de seu manto, novas pescarias milagrosas aconteçam por todos nós, discípulos missionários e verdadeiros pescadores de homens.

“Ao celebrarmos os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, à Estrela da nova evangelização confiamos nossos esforços pastorais. E com o Papa Francisco suplicamos: “Virgem e Mãe Maria, (...) alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos, para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. (...) Mãe do evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós”. Amém! Aleluia!”.

Por: Edson José Gomes

Fonte: Arial

• Copyright © 2017 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.