CONTEÚDO
Pastorais e Movimentos
 
01.Set - Ano do Laicato 2017- 2018
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Ano do Laicato 2017- 2018

Ano do Laicato 2017- 2018


O trabalho dos leigos e leigas é fundamental para a Igreja. São homens e mulheres de diversas idades que trabalham em benefício de um bem maior. Através do amor dessas pessoas é possível aliviar um pouco as dificuldades do próximo e levar a Palavra de Deus em todos os cantos sempre em comunhão com a Igreja. Entre os dias 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, a 25 de novembro de 2018, a Igreja do Brasil vai celebrar o “Ano do Laicato”. Nas próximas páginas desta edição da Revista Diocese Informa trazem uma matéria com as principais ações e orientações nacionais e diocesanas previstas para celebrar o Ano do Laicato na Diocese de Joinville.  


 


*Fonte Setor Pastoral da Diocese de Joinville


 


 


Tema do Ano do Laicato: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino.


Lema: Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13 - 14).


*Imagem Ícone Nacional do Ano do Laicato


O objetivo principal do Ano do Laicato como Igreja, Povo de Deus, é celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Dentro disso é colocado como objetivos específicos, comemorar os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os leigos (1987) e os 30 anos da publicação da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988); dinamizar o estudo e a prática do documento 105: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade” e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato e estimular a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas, “verdadeiros sujeitos eclesiais”(Dap, n. 497a), como “sal, luz e fermento” na Igreja e na Sociedade.


 


Nos dias 15 e 16 de setembro a Diocese de Joinville recebeu a 42ª Assembleia Diocesana de Pastoral.  O objetivo da assembleia foi pensar e definir prioridades comunitariamente o Ano do Laicato. O tema central foi “Iniciação à Vida Cristã” e a assessoria ficou por conta de Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba/PR que explanou sobre o tema "Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários, baseado no Documento 107 da CNBB.  


Em sua fala, Dom Peruzzo disse que é “preciso sair de dentro da igreja” e que devemos fazer como Jesus, “que seguia um processo de iniciação ao falar da palavra de Deus”. Marcado pela espontaneidade, Dom Peruzzo lembrou que animar é algo muito mais profundo. “Animar não é apenas um processo psicológico, é algo que vem da alma”, disse. Ainda com base no Documento 107, o bispo destacou que é preciso uma aproximação maior para com aqueles que estão longe da Igreja. “É necessário passar nos lugares onde não há Deus e mostrar quem Ele é”, ressaltou.


*Foto Dom Peruzo


 


Ações em nível diocesano


Participação da Diocese no 14º Intereclesial das CEBs em Londrina/PR (23 a 27 de janeiro de 2018);


Abertura da Campanha da Fraternidade de 2018, destacando o papel dos cristãos leigos e leigas na superação da violência;


No segundo semestre de 2018 inserirmos nos encontros dos GBR reflexões e testemunhos sobre o Laicato;


Celebrar o Dia Mundial dos Pobres (18 de novembro de 2018);


Participar do Interdiocesano das CEBs e GBR;


Recuperar e divulgar o testemunho dos mártires que deram a vida em defesa da dignidade da pessoa humana;


Grito dos Excluídos;


Concentração dos Ministros Leigos;


Realizar encontros para a formação do Conselho Diocesano do Laicato;


Criar o Conselho Diocesano do Laicato;


Fortalecer e ampliar o diálogo e o trabalho junto às diferentes formas de expressão do laicato na sociedade;


Formação continuada sobre o Documento 105 da CNBB “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”;


Celebrar a vocação laical e o dia do Leigo;


Motivar a participação nos diversos conselhos comunitários – paritários (saúde, segurança, juventude, educação, idosos, criança e adolescente...);


Instruir os leigos que exercem os ministérios (ministros), para que possam realiza-los de maneira a estarem a serviço da igreja;


Promover momentos nas reuniões para refletir sobre o serviço do leigo;


Implantação de um projeto diocesano de formação para o CPP e CPC;


Incentivar a participação dos leigos na Faculdade de Teologia da Católica e outras Escolas Diocesanas


 


Votações referentes ao Ano do Laicato feitas na 42ª Assembleia Diocesana de Pastoral


Solenidade de Cristo Rei – Abertura e encerramento do Ano do Laicato.


(393 votos) Nas Comarcas (Celebração Comarcal às 15h) (em Joinville reunir as Comarcas norte e sul na Catedral);


(4 votos) Uma única missa diocesana na Catedral às 15h.


 


Voltar a realizar a Romaria do Trabalhador no Santuário Senhor Bom Jesus – Araquari


(367 votos) Sim


(20 votos) Não


 


Doutrina Social da Igreja


(47 votos) Criar a Escola Diocesana de Doutrina Social da Igreja;


(340 votos) Inserir mais um semestre na ECOTECAL com a Doutrina Social da Igreja.


 


Ícone diocesano do Ano do Laicato


*Imagem ícone Ano do Laicato Diocese de Joinville


O cartaz do Ano do Laicato enfatiza a convocação imperativa do Senhor a todo cristão: “Vos sois o sal da terra e luz do mundo” (Cf. Mt. 5.13-16). Ser sal e ser luz é comunicar a Boa Nova aos sentidos, é testemunhar Jesus caminho, verdade e vida. As cores dominantes são quentes e terrosas simbolizando, respectivamente, a luz divina e o campo da história humana, a terra. O centro da figura está dominado pelo Círio pascal aceso que alude ao Cristo Luz e ao Sacerdócio comum do fiel leigo que, a partir dos sacramentos da iniciação, é chamado a ser luz, ser “Igreja em saída”, fazer a diferença na história, como nos pede o santo Padre. O ano de 2018, estampado no círio, convida os cristãos leigos a serem sujeitos da evangelização e não meros receptáculos. O cristão, como aparece no próprio nome, trás em seu centro a cruz redentora do Cristo. Na parte baixa do cartaz o círio está “plantado” sobre a Palavra de Deus, base da missão, está também mergulhado nas águas batismais, porta da Salvação. O cristão leigo, enfim, trás na sua própria natureza a vocação de uma Igreja em saída, sal e luz do mundo, missionária.


Pe. Otávio Antunes


Início do Ano do Laicato no Dia de Cristo Rei


 


O Dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Festa de Cristo Rei, 26 de novembro, desde 1991 e por isso o Ano do Laicato não poderia começar em data diferente. A solenidade do último domingo do ano litúrgico da Igreja foi criada em 1925, pelo Papa Pio XI e é a ocasião  para reconhecer, mais uma vez, que na cruz de Jesus o poder-dominação, o poder opressor, criador de desigualdades e exclusões, espalhador de sofrimento por todos os lados, está definitivamente derrotado. Isso se deu pelo seu modo de viver para Deus e para os outros. O fracasso na cruz é a vitória de Jesus sobre o mal, o pecado e a morte, por meio de Sua Ressurreição.


Fotógrafo: Jean Patrick - Diocese de Joinville

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright ©
    Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/diocesej/public_html/index.php on line 205
    2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.