NOTÍCIAS
Pastorais e Movimentos
 
29.Ago - Pastorais Sociais convidam para o Grito dos Excluídos 2018
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

As Pastorais Sociais da Diocese de Joinville convidam a todos a participar do 24º Grito dos Excluídos. Em 2018, o tema é “desigualdade gera violência: basta de privilégios”. Em Joinville, a concentração será junto ao desfile cívico de 7 de setembro, que acontecerá na avenida Beira Rio. 


A Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos elaborou uma cartilha com subsídios que estão à disposição para aprofundamento do tema. São três roteiros de estudo no formato de “roda de conversa”. Ele está disponível em versão digital (pdf) e pode ser acessado aqui.



Sobre o Grito dos Excluídos


O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos que brotam do chão e encontram em sua organização suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade.


O Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade.


O texto de apresentação da cartilha de subsídios afirma: “o Grito não tem um ‘dono’, não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso”.



Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.