Pastorais e Movimentos

29.Ago - Pastorais Sociais convidam para o Grito dos Excluídos 2018

As Pastorais Sociais da Diocese de Joinville convidam a todos a participar do 24º Grito dos Excluídos. Em 2018, o tema é “desigualdade gera violência: basta de privilégios”. Em Joinville, a concentração será junto ao desfile cívico de 7 de setembro, que acontecerá na avenida Beira Rio.

A Secretaria Nacional do Grito dos Excluídos elaborou uma cartilha com subsídios que estão à disposição para aprofundamento do tema. São três roteiros de estudo no formato de “roda de conversa”. Ele está disponível em versão digital (pdf) e pode ser acessado aqui.

Sobre o Grito dos Excluídos

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos que brotam do chão e encontram em sua organização suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade.

O Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade.

O texto de apresentação da cartilha de subsídios afirma: “o Grito não tem um ‘dono’, não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso”.