DIOCESE
Cúria

CÚRIA DIOCESANA

A Diocese de Joinville no empenho de um pastoreio organizado conta com a Cúria Diocesana – conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a Igreja local, tais quais: Chancelaria, Setor de Pastoral, Setor Administrativo, Tribunal Eclesiástico, além da pessoa do Vigário Geral.

VIGÁRIO GERAL

O Vigário Geral é um sacerdote que na Diocese ajuda o Bispo no governo eclesial.

Em razão de seu ofício, possui no território diocesano poder executivo, sendo, pois, considerado como o Bispo diocesano, um Ordinário local. Seu poder abrange os atos administrativos, exceto aqueles que, por direito, pertencem ao Bispo diocesano, ou que por ele tenham sido reservados a si, ou ainda, que requeiram um mandato especial. Cabe-lhe também as faculdades habituais concedidas pela Sé Apostólicas ao Bispo e a execuções de rescritos, salvo determinação expressa em contrário ou acolhida diretamente pelo Bispo diocesano.

Em função de seu ofício, o Vigário Geral deve reportar ao Bispo diocesano suas principais atividades realizadas ou por realizar e nunca deve proceder contra sua vontade ou mente.

Na vacância da Sé, o ofício de Vigário Geral deixa de existir até que o novo Bispo diocesano constitua um novo Vigário Geral.

Vigário Geral: Pe. Adenir José Ronchi

CHANCELARIA

É um dos organismos da Cúria Diocesana sob a responsabilidade do Chanceler, a quem compete, com auxílio de secretários, redigir, autenticar, expedir e guardar os documentos tais como: decretos, provisões, dispensas, livro de batismo, casamento e crisma. O Chanceler é o notário ordinário da diocese, secretário e responsável do arquivo diocesano. A chancelaria é, por sua vez, a secretaria do Bispo diocesano e do Vigário Geral. Os atos da cúria, destinados a ter efeito jurídico, são assinados pelo Ordinário local do qual emanam (Bispo ou Vigário Geral) e ao mesmo tempo pelo chanceler.

Chanceler: Pe. Marcos Friedrich
89201-974 Caixa Postal, 284
E-mail: chancelaria@diocesejoinville.com.br

Secretária: Carmem Juliane Petri Dalla Pria

Secretária episcopal: Susana

SETOR DE PASTORAL

O Setor de Pastoral é um organismo da Cúria Diocesana composto pelas secretarias de movimentos e pastorais cuja função é auxiliar o Bispo diocesano na organização toda a ação evangelizadora da Diocese, tarefa esta ordenada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral.

Coordenador Diocesano de Pastoral: Pe. Sérgio da Silva
E-mail: pastoral@diocesejoinville.com.br

Secretária: Valdete
Fone: Fone: 47 3451-3701

SETOR ADMINISTRATIVO

É um setor da Cúria cuja função é coadjuvar o Bispo na Administração da Diocese, além de auxiliar os demais Setores da Cúria Diocesana em sua manutenção. É composto pelos setores de Administração, Patrimônio, Recursos Humanos, Almoxarifado, Portaria e Manutenção, coordenado pelo Ecônomo Diocesano.

Ecônomo Diocesano: Pe. Fernando Maico Barauna

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO

O Tribunal Eclesiástico de Joinville é um tribunal de foro eclesiástico que tem competência em primeira instância para julgar todos os tipos de causas no foro eclesiástico concernentes ao território da Diocese de Joinville. Ele é presidido pelo Vigário Judicial, auxiliado por notários, secretários, juízes, advogados e auditores.

Vigário Judicial: Pe. Eduardo da Costa
E-mail: tribunal@diocesejoinville.com.br
Site: http://tribunaleclesiasticojlle.com.br

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.