DIOCESE
Cúria

CÚRIA DIOCESANA

Cân. 469 – A cúria diocesana consta dos organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do poder judiciário. (Código de Direito Canônico)

A Diocese de Joinville no empenho de um pastoreio organizado conta com a Cúria Diocesana – conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo e no atual momento, o administrador diocesano, governo de toda a Diocese, principalmente na ação pastoral, no cuidar da administração da diocese e no exercício do poder judiciário.

CHANCELARIA

É um setor da diocese sob a responsabilidade do chanceler, a quem compete com auxílio de notários e secretários, redigir, autenticar, expedir e guardar os documentos tais como: Decretos, provisões, dispensas, livro de batismo, casamento e crisma. O chanceler é habitualmente Notário, secretário e responsável do arquivo.

Cân. 474 – Os atos da cúria, destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo Ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo chanceler ou notário da cúria; o chanceler, porém, é obrigado a informar o Coordenador da cúria sobre os atos.

Cân. 482 - § 1. Em toda a cúria constitua-se um chanceler, cujo ofício principal, salvo determinação diversa do direito particular, é cuidar que os atos da cúria sejam redigidos e despachados, bem como sejam guardados no arquivo da cúria.

Chanceler: Monsenhor José Chafi Francisco (Juca)
Rua Jaguaruna, 147 – Centro
89201-974 Caixa Postal, 284