Artigos e Formações
10.Jan - Missões em Guiné Bissau
Missões em Guiné Bissau

Reverendíssimo e excelentíssimo bispo diocesano Dom Francisco Carlos Bach, presbiteros, diáconos e amados irmãos leigos e leigas de nossa Diocese de Joinville.

Nós, Marylene Santos Rodrigues e o seminarista Tiago de Souza, estamos realizando uma experiência missionária no continente Áfricano. Deixamos nossa diocese no dia 17 de dezembro de 2018 e partimos para a África, chegando aqui, em Guiné Bissau, no dia 18 de dezembro de 2018.

Essa viagem missionária vem responder um desejo que Deus plantou em nossos corações, ou seja, o desejo de anúnciá-Lo. Seguindo o apelo do Papa Francisco que nos pede para sermos uma Igreja em saída, uma Igreja que não se preocupa em ser o centro das atenções, mas que vai em direção aos irmãos que estão à margem, daqueles que ainda não ouviram falar de Jesus Cristo, nós nos colocamos a caminho.

Quando começou a viagem não sabíamos o que exatamente iríamos encontrar, qual realidade nos esperava, porém uma certeza tínhamos: estávamos indo para a África para testemunhar o imenso amor e a misericórdia de Jesus Cristo como também anunciar o seu Evangelho.

Nestas terras africanas, tão distantes, nós vêmos Jesus na pessoa de cada irmão que Ele, a cada dia, nos apresenta.

Em cada visita que fazemos seja nas tabancas, no hospital, nas escolas e jardins de infância, reconhecemos a presença de Jesus Cristo.

É maravilhoso ver como o Senhor se faz presente no olhar alegre das crianças. É como se ele dissesse para nós, por meio delas: "Continuem a missão!".

No olhar dos jovens; nas mulheres, com suas mãos calejadas e grossas, por terem que desde a infância fazerem trabalhos exaustivos, entre eles caminhar longas distâncias, carregando sobre suas cabeças água ou alimentos para suas tabancas; no semblante dos homens cansados da bolaina, isto é, do trabalho nas diferentes atividades: no plantio, na colheita, na pesca, sob o calor escaldante do sol, para sustentar a família; em todos eles percebemos o sofrimento e a esperança de dias melhores. Podemos dizer que Jesus sofredor, Jesus abandonado, Jesus crucificado, se faz presente aqui no povo Africano.

A nós missionários cabe a linda experiência de estar junto deles, ser presença cristã e, então, fazer o anúncio de Jesus Cristo tanto para os que já ouviram falar d'Ele e para aqueles que ainda não receberam o primeiro anúncio.

Mas já percebemos, nesses poucos dias em que estamos em missão, que o povo guineense se coloca com disponibilidade e docilidade para ouvir a Palavra de Deus.

Nós estamos  gratos a Deus por nos proporcionar essa experiência. Agradecemos a nossa diocese, aos benfeitores que nos ajudaram a estarmos aqui.

Com o coração cheio de gratidão e amor continuamos ainda em terras africanas até o dia 19 de janeiro deste ano, quando retornaremos ao Brasil. Agradecemos a oração de todos!

Confira a galeria de fotos

Que Maria interceda por nós!

Fraterno abraço a todos!

Ass: Marylene Santos Rodrigues - Instituto Comunidades Missionários de Emaús e seminarista Tiago de Souza.