NOTÍCIAS
Assessoria de Imprensa
 
28.Fev - Diocese de Joinville lança Campanha da Fraternidade 2017
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A exemplo de toda a Igreja Católica no Brasil, a Diocese de Joinville lança oficialmente a Campanha da Fraternidade 2017 na próxima quarta-feira, 1º/3 (Quarta-feira de Cinzas), com missa celebrada pelo administrador diocesano, Pe. Adenir José Ronchi, às 7h30 na Catedral São Francisco Xavier. Confira os detalhes da campanha:


A Campanha da Fraternidade 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). O objetivo é alertar a sociedade para o cuidado da criação, de maneira especial dos biomas brasileiros. A iniciativa da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil busca levantar uma reflexão sobre o meio ambiente e uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. O texto-base aponta atividades que ajudarão a sociedade brasileira a colocar em prática as ideias incentivadas pela Campanha. Ele também propõe ações que indicam a necessidade da conversão social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar do planeta. A partir disso todas as comunidades, paróquias e dioceses do Brasil organizam ações para o período de realização da CF 2017.        


 


Os biomas brasileiros


O território brasileiro é formado por seis biomas com diferentes tipos de vegetação e de fauna distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Para que sejam preservados é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade e a identificação de oportunidades para a conservação desses biomas.


 


O bioma de Santa Catarina


Santa Catarina tem 100% de seu território formado pelo bioma Mata Atlântica. Esse bioma ocupa 13,04% do território nacional. Foi o primeiro bioma a ser explorado pelos colonizadores e que continuou a ser desmatado com a ocupação humana, o que o tornou o mais devastado dos biomas. A floresta é fechada com árvores de porte médio e alto e a vida animal é diversa, com espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Aproximadamente 70% da população brasileira vive na Mata Atlântica e sua floresta é responsável por tornar o clima mais ameno.


 


Equipe diocesana auxilia na Campanha da Fraternidade 2017


A Diocese de Joinville, com o objetivo de pensar a campanha em nível diocesano, criou uma equipe para auxiliar tecnicamente através de palestras e assessoria em toda a diocese. A equipe formada por advogados, biólogos e lideranças tem também por objetivo organizar sugestões de ações para serem aplicadas a nível diocesano. Confira as ações:


 


- Participar e acompanhar a efetivação do Plano Diretor de cada município, sobretudo em relação ao saneamento básico


- Cuidar das nascentes e dos rios Promover e incentivar a compostagem e a reciclagem de resíduos


- Defender a demarcação dos territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos e demais comunidades tradicionais


- Apoiar a produção agroecológica com base na agricultura familiar


- Realizar parcerias com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente para Despertar o


- Cuidado sobre o Meio Ambiente (Setembro Verde)


 



Assessoria de Comunicação – Mitra Diocesana de Joinville



Marcela Passos / Jean Patrick


jornalismo@diocesejlle.com.br


(47) 3451-3743


 


(47) 99942-5335


Fotógrafo: Jean Patrick

Fonte: Assessoria de Comunicação - Mitra Diocesana de Joinville

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.