Assessoria de Imprensa

11.Mai - Nota Oficial: esclarecimento em relação à notícia veiculada no site 'G1 SC', na data de 9 de maio

A Diocese de Joinville, diante das notícias vinculadas no portal G1 SC, a respeito da condenação, em primeira instância, do Padre Marcos Roberto Ferreira, vem por bem prestar alguns esclarecimentos:

1) Na data de 24/05/2017, na Cúria Diocesana, o Chanceler e um padre psicólogo recepcionaram as famílias que vieram denunciar supostos abusos cometidos pelo Padre Marcos Roberto Ferreira. No mesmo dia foi emitido, junto da chancelaria, o decreto de suspensão do referido padre e ao mesmo tempo ofereceu-se ajuda às famílias. Elas, porém, afirmaram não ser necessário, visto sua intenção ser somente denunciar os fatos.

2) A Diocese designou o pároco da Paróquia Santa Paulina, em São Francisco do Sul, para que ficasse à disposição das famílias.

3) Após assumir a Diocese, o novo bispo juntamente com o chanceler, no dia 14/09/2017, reuniu-se com as famílias envolvidas, em São Francisco do Sul, na casa paroquial da Paróquia Santa Paulina. Na ocasião, uma das famílias solicitou ajuda financeira para que se custeasse as despesas com psicólogo. Tal auxílio foi concretizado, conforme notas fiscais em poder da Cúria Diocesana. Na mesma ocasião, após encontrar-se com as famílias, o bispo reuniu-se com lideranças da comunidade pedindo que houvesse mútuo respeito e solidariedade em relação a todos os que estavam sendo atingidos pelos acontecimentos.

4) Sequencialmente, o chanceler diocesano, com outro sacerdote, visitou as famílias individualmente.

Diante do exposto, além de reiterar a nota oficial divulgada em 08/05/2018, a Diocese repudia veementemente condutas praticadas que visam incitar o ódio e a perseguição contra as famílias e pessoas envolvidas, bem como continua à disposição para auxiliá-las. Permaneçamos em oração e solidários com todos os que estão sofrendo.

Joinville, 11 de maio de 2018.

Cúria Diocesana de Joinville