NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
09.Abr - A Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate do Papa Francisco: Os desafios de ser santos no mundo atual
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Em sua Exortação Apostólica 'Gaudete et Exsultate', o Papa dá indicações sobre como viver a santidade – um chamado que é para todos – em um mundo que apresenta tantos desafios à fé. Mas Papa Francisco começa o documento, falando sobre o espírito de alegria.


A exortação não é um "tratado", mas um convite. É precisamente este o espírito de alegria que o Papa Francisco escolhe colocar na abertura de sua última Exortação Apostólica. O título "Gaudete et Exsultate", "Alegrai-vos e exultai", repete as palavras que Jesus dirige "aos que são perseguidos ou humilhados por causa dele”.


Nos cinco capítulos e 44 páginas do documento, o Papa segue a linha de seu magistério mais profundo, a Igreja próxima à "carne de Cristo sofredor". Os 177 parágrafos não são – adverte –  "um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções", mas uma maneira de "fazer ressoar mais uma vez o chamado à santidade", indicando "os seus riscos,  desafios e oportunidades".


O chamado à santidade é para todos, porque a Igreja sempre ensinou que é um chamado universal e possível a qualquer um, como demonstrado pelos muitos santos da Igreja.


A vida de santidade está assim intimamente ligada à vida de misericórdia. Portanto, santo é aquele que sabe comover-se e mover-se para ajudar os miseráveis e curar as misérias. Quem se esquiva das elucubrações de velhas heresias sempre atuais e quem, entre outras coisas, em um mundo acelerado e agressivo é capaz de viver com alegria e senso de humor. 


 


Com informações de Vatican News.







Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.