NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
18.Ago - Alerta para o cuidado com as notícias falsas encerra ciclo de palestras durante o Muticom
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Lilian Amaral


O jornalista Ricardo Von Dorff foi responsável por encerrar o ciclo de palestras durante o 10º Mutirão de Comunicação Brasileira (Muticom), onde falou sobre como educar por meio da comunicação e alertou para as notícias falsas. Ainda pela manhã, o professor Ismar de Oliveira Soares explicou o processo dialógico da comunicação. Pela tarde, os participantes puderam participar de uma nova oficina e a noite encerrou com o show dos Cantores de Deus.


Na última palestra do evento, o repórter de rede da TV Globo em Florianópolis desde 1990, Ricardo Von Dorff, lembra que o papel principal do jornalista é informar. “Nossa função primária é informar e não educar, mas para fazer isso com clareza precisa de muitos fatores e quando conseguimos, consequentemente contribuímos para a educação”, explica ele. O jornalista alertou, ainda para as notícias falsas e de como elas afetam e prejudicam o processo de comunicação. “Uma solução contra esse estilo de notícias seria melhorar o jornalismo, em todas as esferas”, conclui ele.


Antes do repórter, coube ao professor Ismar de Oliveira Soares explicar o processo dialógico da comunicação e para isso usou quatro grandes nomes referências no assunto: o filósofo e pedagogo Martin Buber; o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas filósofo; o físico David Bohm e o pedagogo brasileiro Paulo Freire.


 


Oficinas


Quem conseguiu participar do evento aprovou e já faz planos para aplicar o aprendizado, como a Ariane Zanon, membro da  Pascom da paróquia Santa Luzia, em Joinville. "Aprendi ontem que o bem feito é melhor do que o feito. Por isso, acho que as oficinas estão sendo ricas e quero aprimorar o nosso jornalzinho que já existe há oito anos", planeja ela.


Acompanhada dos dois filhos, Júlia e Gabriel (7 e 10 anos respectivamente), a empresária não mediu esforços para participar do evento. "Como eu trabalho em casa, consigo conciliar meus horários no dia a dia, mas para vir ao Mutirão tive que trazer meus filhos nas duas tardes. Valeu a pena, temos que estar informados e atualizados", analisou ela. 


A Irmã Rosania Cole está seguindo os passos do Vaticano em sua congregação, a província no Paraná do Instituto das Apostilas do Sagrado Coração, e aproveitou o Muticom para aprender ainda mais. “Estamos reestruturando o site e criamos este ano um perfil no Facebook. Também temos uma revista que circula em todo o país, além da versão digital. São meios para evangelizar e não podemos desperdiçar”, diz ela.


Religiosa há 25 anos, Cole conta que sempre trabalhou com educação e está gostando do desafio de assumir a comunicação. “Vejo que é uma missão desafiadora, é preciso filtrar muito bem o que coloca nas mídias, mas na educação eu já tomava esse cuidado”, conta ela.


 


Fim de semana


No sábado (19.08), os participantes farão uma visita ao santuário da Madre Paulina e no domingo o tour será em Joinville.


Fotógrafo: David Reis

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.