NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
28.Ago - Assembleia Regional de Pastoral aprova as diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em SC
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A 52ª Assembleia Regional de Pastoral aprovou na manhã de sábado, 24 de agosto, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina (2020-2023). Um ano após o início dos trabalhos para a construção do texto, os integrantes da Assembleia definiram os eixos norteadores para os trabalhos pastorais no Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para os próximos quatro anos.

Baseada nas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil, aprovada durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), as Diretrizes do Regional Sul 4 busca trazer as indicações do episcopado brasileiro para o chão da realidade catarinense. De acordo com o bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4, dom frei Severino Clasen, “o Regional Sul 4 reflete uma grande sintonia com a Igreja no Brasil e as nossas Diretrizes que aprovamos aqui é prova disso. Temos um rosto próprio, mas estamos interligados”.

“Está cada vez mais clara a dimensão fraterna em nosso Regional. Desde o ano passado observamos o grande empenho dos leigos e leigas, religiosas, padres e do nosso episcopado na construção das Diretrizes. Agora precisamos ser ousados e sem medo de anunciar Jesus Cristo, pois ele é a nossa maior alegria”, concluiu dom frei Severino.


Desafios 


O pano de fundo da construção das Diretrizes são os desafios da evangelização no mundo urbano e a vivência de uma cultura urbana que une campo e cidade. A criação de comunidades eclesiais missionárias, lugar de acolhida, uma casa de porta sempre abertas, é uma das principais indicações das Diretrizes. Essas comunidades eclesiais são edificadas a partir de pilares baseados na palavra, liturgia, caridade e na ação missionária.

Próximos passos


Com o texto aprovado, as Diretrizes passarão por algumas readequações na redação por indicação da Assembleia e logo após irá para a diagramação gráfica. A partir das indicações da parte do agir (capítulo 3), o Regional e cada pastoral, movimento, serviço e organismo em nível estadual irá criar um plano de ação para desenvolvimento de atividades entre 2020 e 2023. As ações serão desenvolvidas a partir dos pilares da comunidade. As dez dioceses do Regional Sul 4 também utilizarão as Diretrizes para a criação dos planos diocesanos de pastoral.


Diretrizes da Ação Evangelizadora




Ver


O primeiro capítulo do texto mártir das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina traz um olhar para a realidade catarinense no que se refere ao mundo e a cultura urbana, elencando os desafios da cidade e a lógica de uma nova cidade que seja de direito de todos. Padre Celso Santos, da diocese de Caçador, trouxe alguns conceitos do texto que tem como título ‘Um olhar sobre Santa Catarina’.

Julgar


Com apresentação conduzida pelo professor Celso Loraschi, de Florianópolis (SC), o capítulo dois do texto mártir das novas Diretrizes tem como título ‘O paradigma da Ação Evangelizadora em Santa Catarina’. O capítulo trouxe uma reflexão aprofundada sobre a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37), escolhido como paradigma metodológico de todo o processo de construção das Diretrizes. A parábola trouxe para a realidade o papel das comunidades eclesiais missionárias, lugar de acolhida, diálogo, perdão libertação e de vivência justa e fraterna.

Agir


Parte do planejamento da ação pastoral do texto mártir, conduzido pelo padre da diocese de Chapecó, Marlo Tesaro, tem como título ‘O encontro com Deus que se traduz em palavras e gestos’. O texto traz uma reflexão sobre a ação pastoral voltada para a cultura urbana e das várias formas de presença da Igreja no mundo. No que se referiu às comunidades eclesiais missionárias, foram apresentados quatro pilares que sustentam a comunidade: palavra (iniciação à vida cristã e animação bíblica da vida e da pastoral), pão (liturgia e espiritualidade), caridade (a serviço da vida) e ação missionária (estado permanente de missão).

Após a explanação do padre Marlo, os participantes da Assembleia foram divididos em grupos de trabalhos para escolha de ações práticas a serem desenvolvidas pelo Regional, dioceses, pastorais, movimentos, serviços e organismos, referente a cada pilar das comunidades eclesiais missionárias.

Proêmio

A segunda versão do texto mártir das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina conta com um proêmio, um texto introdutório, que tem como título ‘O encontro com Deus e a ação evangelizadora no mundo urbano’. Durante a Assembleia, padre Marcio Martins da diocese de Caçador, ajudou os participantes a refletir e colaborar na construção do texto. De acordo com o padre, o texto traz um conjunto de indicações para uma ação evangelizadora que nasce de um encontro e promove um encontro com Jesus Cristo.

A assembleia terminou no final da manhã de sábado com um momento orante conduzido pela diocese de Caçador, recordando a vivência missionária dos cristãos e o convite do Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário, em outubro.


Fonte: CNBB Regional Sul 4

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.