NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
24.Ago - Começa 51ª Assembleia Regional de Pastoral
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Começou na manhã desta sexta-feira (24 de agosto), a 51ª Assembleia Regional de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), espaço de comunhão eclesial entre as dez dioceses do estado de Santa Catarina. O evento acontece no Centro de Formação Católica de Lages (SC) e reúne o episcopado catarinense, os coordenadores diocesanos da Ação Evangelizadora, ecônomos diocesanos e representantes das pastorais, movimentos eclesiais, organismos e serviços da Igreja.


A 51ª Assembleia tem como tema ‘Igreja: lugar da animação da vida e da pastoral’, terceira Urgência da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Plano Regional de Pastoral. A temática contará com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo.


Além das reflexões referentes ao tema principal, outros pontos como a avaliação do atual Plano Regional de Pastoral (2015-2019) e preparação do novo plano para o próximo quadriênio (2020-2023) estarão dentro das reflexões da Assembleia. A articulação para a 6ª Semana Social Brasileira, a Campanha da Fraternidade, os Fundos Diocesanos de Solidariedade e o Dia Mundial do Pobre também estão na programação juntamente com a apresentação de uma nova versão do Regulamento do Conselho Episcopal Regional e dos Organismos Subsidiários (Estatuto do Regional). Assuntos ligados ao Ano Nacional do Laicato, e a atuação dos leigos na vida da Igreja e da sociedade, também entram na pauta.


 


Celebração de Abertura


Dinamizada com a apresentação dos participantes, a 51ª Assembleia Regional de Pastoral foi iniciada com um momento orante que convidou a todos os presentes a entrarem no clima do tema geral do evento. Dom João Francisco Salm, bispo de Tubarão e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, acolheu a todos os participantes e agradeceu a presença significativa de cada expressão da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina.


“Somos irmanados neste dia pela ação da Alegria do Evangelho que nos iluminará durante toda a nossa Assembleia”, declarou dom João Francisco Salm. O bispo disse ainda, que “esta edição da Assembleia de Pastoral tem como principal objetivo a busca de unidade no serviço evangelizador no que se refere à utilização da Palavra de Deus como eixo central das atividades pastorais”.


 


Novos Participantes


Na fala de abertura, dom João Francisco Salm acolheu as pessoas que participam pela primeira vez na Assembleia Regional de Pastoral, de uma forma especial, o bispo de Lages (SC), dom Guilherme Antônio Werlang. Dom Guilherme tomou posse como bispo diocesano de Lages e se incorporou ao episcopado do Regional em 17 de março de 2018.


Fonte: CNBB Sul 4

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.