Notícias da Igreja

17.Ago - Confira como foi a primeira noite do Muticom

Lilian Amaral

A comunidade católica se reúne em Joinville para discutir a comunicação como instrumento do progresso humano durante o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que está sendo realizado na Expoville até o dia 19 de agosto. A abertura do evento contou com a participação do prefeito da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, Monsenhor Dario Vigannò, que ministrou a palestra ‘A Comunicação na Igreja na Perspectiva do Papa Francisco’.

O religioso - e também comunicador - explicou que foi convidado pelo Papa Francisco para o cargo em 2015. “A secretaria de comunicação era uma necessidade antiga, mas não pôde ser implementada durante o pontificado de Bento XVI. Fui convidado para a execução do projeto, que não aconteceu da noite para o dia e seguiu um planejamento de quatro anos”, explicou.

Vigannò alertou para a necessidade da Igreja atualizar e profissionalizar a comunicação sem perder o foco da evangelização.  “O contexto histórico, social e cultural, são os mesmos para todos, mas precisamos relatar os fatos do mundo numa leitura cristã. Narrar e se tornar testemunha fascinante para os homens de hoje”.

Confira a entrevista exclusiva que o Mons. Dario Vigannò deu para a Revista Diocese Informa.

Confira a programação do segundo dia do evento.

Coletiva de imprensa

Pouco antes da abertura, o monsenhor também participou de uma coletiva de imprensa na qual falou sobre mídia tradicional, as redes sociais da Santa Sé e a comunicação na Igreja, além da iniciativa brasileira de discutir o assunto. “A convergência digital pede uma educação para uma nova comunicação. Poucos são nativos digitais, por isso devemos diminuir o abismo entre os que são digitais e os que não são”, ressaltou ele.

Nas redes, o secretário de comunicação manteve uma conta no Twitter, criada ainda por Bento XVI e criou outra no Instagram. “O Papa lê todos os tuítes feitos pela equipe antes da publicação”, afirma ele. Vigannò tem mestrado em Jornalismo Digital e aproveitou a vinda ao Brasil para lançar a versão em português do livro `Irmãos e irmãs, boa noite – Papa Francisco e Comunicação´.

Também participaram da coletiva, o presidente da Comissão de Comunicação da CNBB, Dom Darci Nicioli; o Bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach e o coordenador do setor de comunicação da Diocese de Joinville, padre Ivanor Macieski.

Fotógrafo: Filipe Natali