Notícias da Igreja

23.Out - Contribua para a reforma da Catedral de Joinville
Para os joinvilenses que passam pela rua Juscelino Kubitschek e rua do Príncipe, a Catedral de Joinville, São Francisco Xavier, com suas duas cúpulas em formato de concha, não passa despercebida. Por dentro, a beleza dos vitrais encanta os fiéis que a visitam. Agora, o prédio, inaugurado na década de 70, passará por uma revitalização ganhando um novo espaço de acolhida e oração.

Copyright © 2019 Catedral São Francisco Xavier.

Para executar essa obra, a Diocese de Joinville inicia a campanha Benfeitores Catedral São Francisco Xavier. Para ajudar, pode ser feito um cadastro online.

Ao acessar o link, é preciso responder um rápido formulário preenchendo com os dados pessoais, selecionar o valor que deseja contribuir, bem como a quantidade de parcelas e a opção de pagamento. Para facilitar as contribuições, a Catedral oferece a opção de boleto bancário, carnê (para pagamento na secretarial paroquial) e depósito bancário nos bancos Sicredi e Caixa:

SICREDI
Ag: 2602
C/C: 84714-3

C. E. F.
Ag: 0419
Op: 003
C/C: 7003-6

Identificação: 84.708.478/0002-41 (CNPJ da Catedral) – MITRA DIOCESANA DE JOINVILLE

Os Boletos poderão ser retirados na secretaria paroquial, ou se preferir, podem ser enviados via e-mail ou Whatsapp.  A Catedral precisa de sua generosa participação para que a igreja mãe de todos os católicos moradores e visitantes de Joinville possa ter um ambiente ainda mais agradável, belo e contemplativo.

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta-feira: das 8h às 18h | Sábado: das 8h30 às 12h.
Telefone: (47) 3433-3459.
Whatsapp Paroquial: (47) 99176-8980.
E-mail:  revitalizacao@diocesejoinville.com.br

A construção da Catedral de Joinville
Copyright © 2019 Catedral São Francisco Xavier.

A ideia de construir o atual prédio da catedral surgiu em 1933, mas foi em 1943 que o bispo de Joinville na época, Dom Pio de Freitas, benzeu a pedra fundamental após a Diocese conseguir adquirir o terreno do lado de onde o prédio antigo já estava construído. A obra, no entanto, sofreu atrasos devido a Segunda Guerra Mundial, a falta de material, inflação, carência de mão de obra e crises financeiras.

No ano de 1959, durante o episcopado do bispo Dom Gregório Warmeling, foi assinado o contrato da construção e as obras iniciaram. Aproximadamente 40 voluntários participaram da obra e tudo de forma braçal. A construção da cúpula foi possível graças a uma floresta de eucaliptos que havia no local.

O novo prédio foi inaugurado no dia 5 de junho de 1977, e as obras foram concluídas em 2005, com a finalização da torre do campanário de 24 metros de altura. Toda a construção só foi possível com a ajuda dos fiéis que fizeram doações e com as arrecadações de festas e sorteios.

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação