Notícias da Igreja

30.Out - Diocese de Joinville participa da 33ª Semana de Liturgia
Entre os dias 21 e 25 de outubro foi realizada a 33ª Semana de Liturgia. O evento aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba/SP. Seis membros da Pastoral Litúrgica da Diocese de Joinville participaram do encontro. O tema trabalhado nessa edição foi "Novo impulso à reforma litúrgica no Brasil à luz do pontificado do Papa Francisco".

Conforme o Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, a Semana de Liturgia junta pessoas de todo o Brasil para estudar temas pertinentes a realidade litúrgica brasileira, "tendo como objetivo responder aos desafios da formação litúrgica para os agentes de pastoral em todos os níveis, tanto paroquial como diocesano e regional."

Membros da Diocese de Joinville na 33ª Semana de Liturgia

Durante a semana, percebeu-se que - diante as descontinuidades da Reforma Litúrgica no Brasil, as memórias e as contribuições do Papa Francisco para a melhor compreensão da liturgia - há um grande empenho no Brasil para aplicar o Concílio Vaticano II no contexto da realidade do país. O encontro concluiu que a igreja no Brasil colheu bons frutos com os mais de 50 anos de renovação litúrgica. Sabe-se que há muitas dificuldades e desafios, mas há perspectivas e esforços para caminhar na unidade.

O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, dois bispos, padres, diáconos, leigos, e alguns representantes também da Argentina, Chile e Paraguai.

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação