NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
22.Nov - Diocese de Joinville participa da Segunda Reunião de 2019 do Conselho Regional de Pastoral
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de novembro, a Segunda Reunião Anual do Conselho Regional de Pastoral de 2019. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, na cidade de Rio do Oeste/SC, na Diocese de Rio do Sul. 


Centro Diocesano de Formação Dom José Jovêncio Balestieri, em Rio do Oeste (SC). Foto: Diocese de Rio do Sul.


A abertura do primeiro dia do encontro, 21, foi marcada pelo lançamento do impresso com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina (2020-2023). Aprovada durante a 53ª Assembleia Regional de Pastoral, em agosto deste ano, as Diretrizes nortearão os projetos e ações das pastorais, serviços, movimentos e organismos do Regional, assim como a construção dos planos de pastoral das dioceses catarinenses.

 

As Diretrizes da Igreja em Santa Catarina têm como grande paradoxo a evangelização em um mundo cada vez mais urbano. O texto aponta como caminho e grande desafio a criação de comunidades eclesiais missionárias, baseada nos pilares do pão, da palavra, da caridade e da ação missionária. A ideia de uma Igreja samaritana, acolhedora e de portas sempre abertas também são indicadas pelo texto. As Diretrizes estão disponíveis no formato on-line e podem ser baixadas clicando aqui.


Ainda na quinta-feira, também houve três momentos formativos. O primeiro, teve como ponto de partida, um aprofundamento do papel das comunidades eclesiais missionárias apontadas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. Na parte da tarde, houve formação sobre as atividades mineradoras em Santa Catarina e também sobre os reflexos pós-realização do Sínodo para a Amazônia.


O segundo dia, 22, foi marcado pelo início da construção dos planos de atividades a partir dos encaminhamentos práticos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja em Santa Catarina. A construção dos planejamentos irá até o primeiro semestre de 2020.

No evento, também houve apresentação da prestação de contas da 25ª Romaria da Terra. Da Diocese de Joinville participaram o bispo Dom Francisco Carlos Bach; o coordenador diocesano de pastoral, padre Everton Klapouch; o assessor de pastoral, Rodrigo Luiz da Silva; e o ecônomo padre Fernando Barauna. A irmã Lourdes Christ também esteve na reunião, representando a Pastoral Indigenista do Regional Sul 4.


Fotógrafo: CNBB Sul 4

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação | CNBB Sul 4

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.