Notícias da Igreja

21.Jan - Domingo da Palavra de Deus será dia 26 de janeiro
Neste dia 26 de janeiro, será celebrado pela primeira vez o "Domingo da Palavra de Deus". A data foi instituída em setembro do ano passado pelo Papa Francisco, na carta apostólica Aperuit illis (Abriu-lhes). No documento, o Santo Padre definiu que o Terceiro Domingo do Tempo Comum deve ser dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus.

Com o "Domingo da Palavra de Deus", Papa Francisco quer tornar evidente o valor da Palavra de Deus. A data foi escolhida próxima ao Dia do Diálogo entre Judeus e Católicos, marcando assim mais um passo para um diálogo em unidade.

Na carta, o pontífice ressaltou que a Bíblia não deve ser para poucos privilegiados e que “a Palavra de Deus une os fiéis e faz deles um só povo”. O Santo Padre também destacou a importância de os pregadores usarem uma linguagem simples e adaptada para que todos possam entender a Sagrada Escritura.

"Para muitos dos nossos fiéis, esta é a única ocasião que têm para captar a beleza da Palavra de Deus e a ver referida à sua vida diária (...). Se nos detivermos a meditar e rezar sobre o texto sagrado, então seremos capazes de falar com o coração para chegar ao coração das pessoas que escutam", escreveu o Papa.

Missa

Às 10h deste domingo, o Santo Padre presidirá a Eucaristia na Basílica São Pedro. No altar papal será colocada a estátua de Nossa Senhora de Knock, Padroeira da Irlanda, que virá do santuário acompanhada por uma grande representação de fiéis, guiados pelo arcebispo de Tuam, Dom Michael Neary e pelo reitor do santuário, padre Richard Gibbons. O coral do santuário animará a celebração alternando-se com o Coral da Capela Sistina.

Entrega da Bíblia

Na conclusão da celebração, o Papa Francisco fará um gesto simbólico: entregará a Bíblia a 40 pessoas representantes de várias realidades da sociedade: bispos, migrantes, embaixadores, professores, pobres, jornalistas, catequistas, seminaristas, detentos e algumas famílias, assim como representantes das Igrejas Ortodoxas e das Comunidades Evangélicas.

Fotógrafo: Vatican News

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação

• Copyright © 2020 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.