NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
25.Nov - Entenda o que é o Tempo do Advento para a Igreja Católica
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A partir de domingo (1º), a Igreja Católica vive o Tempo do Advento. Esse é um período de preparação para a chegada de Jesus, é dividido em quatro semanas e termina no dia 24, quando inicia o Tempo do Natal. 


Esse um mês, por sua vez é dividido em dois momentos. Nas duas primeiras semanas, entre os dias 1º e 16 somos chamados por meio do Evangelho a viver a espera pela vinda de Cristo em todos os seus aspectos: ao fim dos tempos, agora, cada dia, e sua vinda há dois mil anos. No segundo período, entre os dias 17 e 24 de dezembro se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os Evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus. 


Um detalhe importante é que durante este período, alguns ritos são retirados das celebrações. Na Missa não rezamos o Glória e as vestes são na cor roxa, a decoração da igreja também deve ser mais sóbria. Essas ações têm como objetivo mostrar que vivemos um período de espera, que nos falta algo. Apenas com a chegada do menino Jesus é que teremos a alegria completa.


1º Domingo do Advento:

A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos. A liturgia nos convida a estar vigilantes, mantendo uma especial atitude de conversão. 


2º Domingo do Advento

A segunda semana nos convida, por meio de João Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. 


3º Domingo do Advento

A terceira semana anuncia a alegria, pois está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. Neste dia, a liturgia nos convida a recordar a figura de Maria, que se prepara para ser a Mãe de Jesus e que além disso está disposta a ajudar e a servir a todos os que necessitam. 


4º Domingo do Advento

O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas nos convidam a aprender com Maria e aceitar a Cristo que é a Luz do Mundo.

Se seguirmos essas orientações, e tentarmos colocar no nosso dia-a-dia aquilo que o Evangelho nos ensina, estaremos com o coração preparado para receber o menino Jesus na noite de Natal.  



Fotógrafo: Pascom

Fonte: Tatiana Sabatke / Pascom

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.