NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
23.Ago - Essência de Vida completa 25 anos de trabalho contra a dependência química
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

No dia 4 de setembro, a Comunidade Terapêutica (CT) Essência de Vida comemora 25 anos de fundação. Nesse tempo muitas vidas foram transformadas por meio do acolhimento e trabalho feito para recuperação de dependentes químicos. Para celebrar a data, vários eventos estão programados. 


Na quarta-feira (4), acontece uma Missa em Ação de Graças no Santuário Sagrado Coração de Jesus, às 19h30. Nos dias 17 e 25 as Câmaras de Vereadores de Araquari e Joinville, respectivamente, farão homenagens reconhecendo a importância do trabalho prestado pela Essência de Vida. E na terça-feira (20), às 20h, tem o jantar comemorativo, no restaurante Glória. Os convites estão sendo comercializados.  


Nesses anos, a comunidade terapêutica, além de prestar atendimento a pessoas que têm problemas com álcool, tabaco e drogas, atuou no apoio aos familiares, realizou palestras e eventos para crianças, adolescentes e pais em diversas regiões com foco na prevenção da dependência química. Apesar de assustador, é comum o primeiro contato com drogas ilícitas acontecer ainda na infância ou adolescência. 


Com a rotina cada vez mais agitada, muitas vezes, quando a família percebe, a dependência já está em um estágio avançado. Os acolhidos na CT ficam internados por um período e além da orientação religiosa recebem apoio de profissionais capacitados como psicólogos e psiquiatras. Depois desse período acolhido, inicia a fase de acompanhamento e reinserção na sociedade que é feita em grupos de apoio. 


Atualmente, o escritório da Essência de Vida fica no bairro Bucarein, em Joinville, mas o acolhimento é feito em uma área ampla no município de Araquari. São 30 vagas para homens entre 18 e 59 anos. Todas conveniadas com municípios, Governo do Estado e Federal o que garante atendimento gratuito para famílias que não têm condições de pagar pelo tratamento. 


Ao longo desta jornada, a Comunidade Terapêutica atingiu um número superior a 1.580 internações de jovens e adultos, dependentes químicos.  


Conforme dados do relatório de 2018, dos atendimentos realizados, 67% são joinvilenses e a faixa etária de maior abrangência dos acolhimentos, é de 26 a 40 anos. Outro dado a ser destacado é de que 54% não tinham concluído o Ensino Fundamental, estando fora da escola e do mercado de trabalho, consequentemente gerando mais dificuldade de reinserção. 


A responsável técnica Roseli Aparecida Consolaro Nabozny que está à frente do projeto faz um balanço da atuação da comunidade terapêutica. “Ao completarmos 25 anos de história, temos muitas conquistas e vitórias alcançadas nesta caminhada. Participamos, com outras 26 instituições brasileiras, da primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o “Perfil Sociodemográfico de usuários de crack internados em comunidade terapêutica”. Além disso, fomos ponto importante de mudança na vida de muitas famílias”. 


De olho no futuro, a Essência de Vida quer realizar a construção da sede própria em Joinville, com auditório, salas de reuniões e atendimento, além de espaço com 10 vagas para a fase de reinserção social, em local cedido pela Secretaria Nacional sobre Drogas (SENAD). Outro objetivo é a ampliação da unidade de acolhimento em Araquari, com aumento de mais 12 vagas, salas maiores para grupos e auditório, além de implantar o projeto “Escolinha da Essência”, um plano de prevenção às drogas para crianças do bairro Jardim Icaraí, que fica no entorno da comunidade terapêutica, com atividades esportivas e de lazer. 


Em dezembro, a Essência de Vida realiza a graduação dos acolhidos. É um momento de festa e comemoração para quem passou pelo tratamento na Comunidade Terapêutica. Muita lágrima nos olhos e abraços marcam esta cerimônia que celebra um novo recomeço para quem antes não conseguia ver um caminho menos dolorido.   

 

AGENDA

04/09 – Missa no Santuário Sagrado Coração de Jesus (bairro Bucarein) 

17/09 – sessão especial em homenagem aos 25 anos na Câmara de Vereadores de Araquari 

20/09 – Jantar Festivo no Restaurante Glória 

25/09 - sessão especial em homenagem aos 25 anos na Câmara de Vereadores de Joinville 

07/12- graduação dos acolhidos, cerimônia para celebrar quem passou pelo tratamento.


SERVIÇO: 

O QUE: Jantar Festivo 25 anos da Essência de Vida 

ONDE: Restaurante Glória 

QUANDO: 20/09/2019, às 20h 

QUANTO: R$ 70,00 por pessoa. 

INFORMAÇÕES: 3028-3357 ou pelo e-mail essencia@essenciadevida.org.br Site: www.essenciadevida.org.br  



Fonte: Tatiana Sabatke / Pascom

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.