Notícias da Igreja

06.Fev - Grupo de Reflexão Pastoral do Regional Sul 4 se reúne em Florianópolis (SC)

Avaliar e pensar a caminhada pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): neste intuito, aconteceu nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a primeira reunião do Grupo de Reflexão Pastoral Regional. O encontro foi realizado na sede da secretaria executiva Regional, no bairro Pantanal, em Florianópolis (SC).

A programação da reunião foi iniciada com uma Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Joinville e vice-presidente do Regional Sul 4, dom Francisco Carlos Bach. Dentro da pauta de atividades do encontro, foi avaliada a última reunião do Conselho Regional de Pastoral, realizado em novembro de 2019, em Rio do Oeste (SC), e preparada a programação e trabalhos para a primeira reunião do Conselho em 2020, que acontece nos dias 5 e 6 de março, na Diocese de Joinville. Também foram encaminhadas a organização da celebração jubilar dos 50 anos do Regional Sul 4 da CNBB e o encontro dos secretários-executivos dos Regionais da CNBB, ambos a serem realizados em julho deste ano.

De acordo com dom frei Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, o diálogo promovido pelo Grupo fortalece a caminhada da Igreja em Santa Catarina. “O trabalho pastoral necessita de pessoas preparadas que possam contribuir na articulação da ação evangelizadora. Nosso Regional é agraciado com este grupo que, se fortaleceu neste ano, e já se tornou um espaço fecundo de partilha e comunhão da presidência com homens e mulheres que nos ajudam a pensar os rumos da ação evangelizadora em nosso estado”, declarou.

O Grupo de Reflexão Pastoral – Regulamentado dentro da estrutura do Conselho Episcopal Regional (CONSER), compete ao Grupo de Reflexão Pastoral, auxiliar o Secretariado Regional no planejamento, coordenação e execução da caminhada pastoral da Igreja em Santa Catarina; orientar o secretário-executivo e preparar a Assembleia e as reuniões do Conselho Regional de Pastoral.

As reuniões do Grupo acontecem, ordinariamente, três vezes ao ano e extraordinariamente, quando a presidência requer a convocação.

Membros do Grupo de Reflexão Pastoral.

Membros componentes – De acordo com o regulamento do CONSER, participam do Grupo de Reflexão Pastoral os bispos que compõem a presidência do Regional, acompanhados de seus coordenadores diocesanos de pastoral; o secretário executivo, padre Luciano dos Santos e três membros indicados pelo Conselho Regional de Pastoral.

Na última reunião do Conselho, os membros aprovaram os nomes dos três novos indicados para compor a equipe. Foram escolhidos Maria Della Giustina, representando o Conselho de Igrejas para o Estudo e Reflexão (CIER); Regiane Dutra Freire, pela coordenação de Pastoral da Diocese de Caçador e Rodrigo Luiz da Silva pela coordenação de pastoral da Diocese de Joinville.

Extraordinariamente, a pedido da presidência, foram convidados dois colaboradores da secretaria executiva para compor a equipe. O assessor de imprensa do Regional, Franklin Machado e a articuladora estadual das Pastorais Sociais, Carla de Oliveira Guimarães.

Fotógrafo: Franklin Machado / Regional Sul 4

Fonte: Franklin Machado / Regional Sul 4

• Copyright © 2020 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.