Notícias da Igreja

27.Set - Irmãs Teresinha e Celestina lançam livro para a organização da catequese
Com o objetivo de orientar catequistas e ajudar a tirar dúvidas em relação a catequese, as irmãs Teresinha Maria Mocellin e Celestina Zardo, da Coordenação de Catequese da Diocese de Joinville, desenvolveram o livro “Organização da Catequese -  Iniciação à Vida Cristã”. O material tem 57 páginas e funciona como um manual. Irmã Celestina conta que algumas vezes aparecem dúvidas sobre a catequese, sobre a idade, inscrição, entre outras. Isso tudo pode ser encontrado no livro.

O guia foi produzido tendo em vista uma igreja dinâmica e conta com informações desde a organização da catequese e as divisões de coordenação, à formação para catequistas, preparação dos encontros, e programação da catequese.

O livro traz orientações para realizar os encontros com os pais para engajar a família no processo de iniciação à vida cristã dos filhos, além de um itinerário sistemático para os catequistas iniciantes e planejamento dos sacramentos, tendo a Bíblia como a principal fonte de espiritualidade. Para auxiliar melhor o catequista, as irmãs Teresinha e Celestina, inseriram indicações bibliográficas nas notas de rodapé, para que o tema possa ser aprofundado.

“Organização da Catequese - Iniciação à Vida Cristã” é fundamentado no documento 107, da CNBB, “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.  Irmã Teresinha conta que o livro privilegia os iniciantes, mas não é só para eles, é também voltado “às pessoas que pensam em uma igreja viva, dinâmica, organizada, que se volta para a essência, a iniciação da vida cristã”. O catequista que tem interesse em adquirir o manual, pode entrar em contato diretamente com a sua paróquia, que ficou responsável pela compra do material.

O catequista

Segundo a irmã Teresinha, a missão do catequista é a de todo batizado, que é a propagação do evangelho. “Ser catequista não é só estar com um grupo de pessoas, mas toda aquela pessoa que faz ecoar e repercutir a Palavra de Deus é um catequista. ”  A irmã também destacou a importância de a comunidade o apoiar, já que este faz um trabalho voluntário de evangelização.

A religiosa comentou que hoje existem diversas dificuldades para o catequista no ensino da palavra divina, já que as pessoas tendem a abraçar o descartável. “Sobretudo nessa virada de época, onde o ser, o prazer e o ter prevalecem, o que é religioso tende a ser esquecido”, observa.

Catequese no passado

A irmã Teresinha resgatou a história da catequese, que iniciou voltada aos adultos. Na primeira fase, do século I ao V, tinha como objetivo levar os convertidos a uma iniciação da vida cristã preparando as pessoas para uma vivência na comunidade da fé. A religiosa considera que essa foi uma fase positiva do catecismo, mas ao longo dos séculos foi se perdendo os aspectos iniciais. A irmã também destaca a importância da catequese com adultos: "pois é o adulto que administra a criança, não é criança que administra o adulto". O Papa João Paulo II, considerava essa a principal forma de catequese, pois se destina a quem tem maiores responsabilidades, capacidades de viver a mensagem cristã, tomar decisões e agir.

Escola Comarcal de Catequese

Em agosto, a Diocese de Joinville deu início às escolas de catequese nas comarcas Norte, Sul e Litoral Sul. O livro “Organização da Catequese -Iniciação à Vida Cristã” surgiu antes das escolas, mas já tendo elas em vista. O guia traz toda a orientação para as escolas e o planejamento da catequese em cima do ano litúrgico.

A Escola Comarcal de Catequese tem o objetivo de levar uma formação organizada para o ministério da catequese, que é o momento de iniciação à vida cristã, gerando conhecimento por meio da leitura orante e nos ensinamentos de Jesus Cristo, e aprofundando o conhecimento na doutrina católica.

As aulas seguem até novembro de 2020. O conteúdo está dividido em quatro etapas:

1) Etapa Existencial, evangelizadora e pedagógica (De agosto a outubro de 2019);
2) Etapa Bíblico-catequética (De novembro de 2019 a abril de 2020);
3) Etapa Teológica Doutrinal (De maio a agosto de 2020);
4) Etapa Litúrgico Catequética (De setembro a novembro de 2020).

As inscrições são realizadas na própria comunidade. O investimento é de R$ 10 por mês, que é revertido em material, lanche, taxa para o local e assessoria. O horário de funcionamento é sempre das 14h às 18h.

Local dos encontros:

Comarca Norte: Paróquia Santo Antônio – Centro Educacional Dom Bosco – Rua Sombrio, 15 – Bom Retiro – Joinville/SC
Comarca Sul: Santuário Sagrado Coração de Jesus – R. Inácio Bastos, 308 – Bucarein – Joinville/SC
Litoral Sul: Santuário Bom Jesus – Araquari – R. Bom Jesus, s/n – Centro – Araquari/SC.

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação