Notícias da Igreja

06.Nov - Livro “Roteiro Formativo para Ministros Auxiliares da Comunidade” será lançado neste sábado
Elaborado pelo clero e pelo Grupo de Reflexão Pastoral (GRP), o livro "Roteiro Formativo para Ministros Auxiliares da Comunidade" será lançado neste sábado, dia 9 de novembro, durante a Assembleia Diocesana dos Ministros Auxiliares da Comunidade (MAC).

O material servirá de subsídio para as escolas de formação ministerial, que agora podem ser realizadas em âmbito paroquial, interparoquial, comarcal ou diocesano. O guia foi produzido para proporcionar um conteúdo mínimo comum para todas as escolas, independentemente de onde aconteça, atendendo pedido de padronização do bispo Dom Francisco Carlos Bach, com o objetivo de oferecer uma formação adequada e em unidade para os fiéis leigos.

Capa do livro "Roteiro Formativo para Ministros Auxiliares da Comunidade" que será lançado neste sábado

O livro que ajudará o assessor no preparo do encontro, será também material de estudo para os alunos das escolas ministeriais, estes que desempenharão um trabalho importante de ação evangelizadora. Os MAC possuem diversas expressões: Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Ministro da Presidência da Celebração da Palavra, Ministro Extraordinário do Batismo, Ministro da Acolhida e Ministro da Consolação e Esperança.

O roteiro está dividido em sete partes: Teologia Ministerial, Introdução à Bíblia, Cristologia, Eclesiologia, Espiritualidade, Teologia Litúrgica I e Teologia Litúrgica II. Para a formação também é importante estudar o Diretório Litúrgico e o Manual de Ministro Auxiliar da Comunidade, além da realização de treinamento com os ministros mais antigos. O material tem um custo de R$ 7, e será vendido durante a assembleia. Após o evento, as paróquias poderão entrar em contato pelo e-mail materiais@diocesejoinville.com.br para adquirir o livro.

A Assembleia Diocesana dos MAC acontecerá das 8h às 12h, na Cúria Diocesana de Joinville. Podem participar todos os coordenadores comarcais, coordenadores paroquiais e mais 2 ministros convidados por paróquia.  A inscrição deve ser feita online.

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação