NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
16.Set - Mais de 10 mil pessoas participaram da 25ª Romaria da Terra e das Águas
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

 

Semeando vida no campo e na cidade”: Com esse tema, mais de 10 mil romeiros e romeiras das dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebraram a 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina. São José do Cerrito (SC), Diocese de Lages, na serra catarinense, tornou-se uma grande capital da fé neste último domingo, 15 de setembro, e sediou o maior evento católico do estado.


A Romaria foi iniciada com a chegada de mais de 300 jovens, no dia anterior (14 de setembro), para o Acampamento das Juventudes organizado pela Pastoral da Juventude de Santa Catarina. Além de celebrar a temática da Romaria, os jovens foram os responsáveis pela acolhida e animação dos romeiros e romeiras. Uma verdadeira multidão percorreu cerca de três quilômetros fazendo memória a todas as 24 Romarias anteriores até a chegada na Gruta Nossa Senhora de Fátima, na região central de São José do Cerrito.


Nas proximidades da gruta aconteceu a plantação da Cruz de Cedro, gesto tradicional das Romarias da Terra e das Águas de Santa Catarina. Cada participante da Romaria também recebeu uma cruz peitoral como símbolo da 25ª Romaria. A caminhada continuou até a igreja matriz São Pedro, onde foram realizadas as programações culturais e religiosas da Romaria.


Acolhendo a todos os participantes, o bispo de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, disse que o grande recado desta Romaria é o zelo que todos os filhos e filhas de Deus precisam ter com a casa comum. “Somos um único povo e precisamos zelar da natureza, da nossa mãe terra, das nossas águas e rios. Independente se moramos no campo ou na cidade, somos responsáveis por todos os seres vivos para que tenhamos vida em abundância”, declarou o bispo.


Fieis da Diocese de Joinville estiveram no evento

Parte do grupo saiu do norte do estado ainda no sábado à noite. Para a professora Dulcelina Frasseto, a Romaria é um grande momento da nossa Igreja e que possibilita a manifestação profética e consciência do que realmente pede o Evangelho de Jesus Cristo. "Um caminhar de fé por aqueles que não podem, por aqueles que não tem voz nem vez na sociedade. É ser obediente ao que pede o Papa Francisco, cuidar da nossa casa comum", afirmou Dulcelina que também é coordenadora das Comunidades Eclesiais de Base (CEB) da Diocese de Joinville.


A 25ª edição da Romaria, além de ressaltar as alegrias e complexidades da vida de quem mora no campo e na cidade, também foi espaço de celebrar os noventa anos da Diocese de Lages, 50 anos do Regional Sul 4 da CNBB e 40 anos da Comissão Pastoral da Terra/Santa Catarina.


Para dom Severino Clasen, bispo de Caçador e presidente do Regional Sul 4 da CNBB, é na união do povo de Deus que acontece a Igreja de Jesus Cristo. “A Igreja em Santa Catarina deseja caminhar olhando para a terra e para as águas. Aqui não se estraga a terra, aqui se defende o que é do agricultor. Precisamos lembrar o que São Francisco nos dizia: ‘a terra é nossa irmã’. Se é nossa irmã, tem vida e se tem vida precisamos defender e conviver, não apenas olhar a utilidade”, ressaltou.


Eucaristia

Antecedida por uma encenação teatral retratando os dramas e desafios de quem mora no campo e na cidade, a Celebração Eucarística da Romaria da Terra e das Águas foi presidida por Dom Guilherme e teve a homilia conduzida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e ex-secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.



Ao final da Celebração, Dom Guilherme anunciou que a Arquidiocese de Florianópolis acolherá a próxima edição da Romaria da Terra e das Águas. Como gesto simbólico, Dom Guilherme trocou uma cruz de madeira com o arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, entregando para a arquidiocese a organização do evento que acontecerá em 2021.


Fotógrafo: Tatiana Sabatke/Pascom Diocese de Joinville

Fonte: Comunicação CNBB Sul 4 / Pascom Diocese Joinville

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.