Notícias da Igreja

23.Mar - Papa aprova canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta

O Papa Francisco aprovou nesta quinta-feira, 23, o milagre necessário para a canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, videntes de Fátima, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

A canonização de Francisco (1908-1919) e Jacinta Marto (1910-1920), beatificados em 13 de maio de 2000 pelo Papa João Paulo II, em Fátima, dependia do reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão.

A data e local para a cerimônia de canonização serão decidisos no próximo consistório (reunião de cardeais), no Vaticano, marcado para 20 de abril.

A divulgação do decreto que reconhece um milagre atribuído à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto foi feita hoje, após uma reunião do Papa com o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

O processo

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, de que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Francisco e Jacinta Marto, irmãos pastorinhos que, segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, são os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica.

A postuladora da causa de canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, irmã Ângela Coelho, destaca que o milagre necessário para a canonização, após a beatificação de 13 de maio de 2010, tinha “todas as condições” para ser validado.

Beatos Francisco e Jacinta Marto / Foto: ArquivoMilagre de criança brasileira

O estudo refere-se a uma cura de uma criança, natural do Brasil, cuja identidade ainda não foi revelada.

“É bonito por isto mesmo: duas crianças cuidam de uma criança”, referiu a irmã Ângela Coelho, em entrevista que vai ser transmitida este domingo no Programa ’70×7′ (RTP2).

Os trâmites processuais para o reconhecimento de um milagre, por parte do Papa, acontecem segundo normas estabelecidas em 1983.  A Congregação para as Causas dos Santos (Santa Sé) promove uma consulta médica sobre a alegada cura, para saber se a mesma é inexplicável à luz da ciência atual, feita por peritos; o caso é depois submetido à avaliação de consultores teológicos e de uma sessão de cardeais e bispos.

A aprovação final depende do Papa, que detém a competência exclusiva de reconhecer uma cura como verdadeiro milagre.

A festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto é celebrada pela Igreja no dia 20 de fevereiro. Os beatos são dois dos pastorinhos videntes de Nossa Senhora, em Fátima, no ano de 1917. A data coincide com a da morte da beata Jacinta.

Fonte: Canção Nova | Agência Ecclesia