Notícias da Igreja

21.Fev - Papa Francisco anuncia canonização de Paulo VI

A exemplo do Papa João XXIII e João Paulo II, que já são considerados santos pela igreja católica, Paulo VI será canonizado ainda este ano, segundo o Papa Francisco, que fez o anuncio, durante um encontro com o clero, no último dia 17, em Roma. Além desses, há um processo de beatificação aberto de João Paulo I.

A beatificação do Papa Paulo VI aconteceu em 19 de outubro de 2014, pelo Papa Francisco e, em breve, a data e o local para a cerimônia de santificação ainda não foram divulgados. O pontífice liderou a Igreja Católica de 1963 a 1978.

O nascimento de uma menina no dia 25 de dezembro de 2014, é o milagre que Papa Paulo VI precisava para ser canonizado. A cura do bebê aconteceu ainda durante a gestação, ela e a mãe corriam o risco de morrer devido a uma patologia. A criança nasceu saudável e nenhum médico soube explicar o que havia acontecido.

Quem foi Paulo VI

Giovanni Battista Montini nasceu em Concesio, Bréscia, na região italiana da Lombardia, e foi ordenado padre ainda antes de completar 23 anos, em 1920, tendo feito doutorado em filosofia, direito civil e direito canônico.

Como padre, esteve ao serviço diplomático da Santa Sé e da pastoral universitária italiana, tendo vivido a II Guerra Mundial no Vaticano, onde se ocupou da ajuda aos refugiados e aos judeus.

Após o conflito, colaborou na fundação da Associação Católica de Trabalhadores Italianos, antes de ser nomeado arcebispo de Milão, em 1954; São João XXIII criou-o cardeal em 1958 e participou nos trabalhos preparatórios do Concílio Vaticano II.

A 21 de junho de 1963, foi eleito Papa, escolhendo o nome de Paulo VI, e concluiu os trabalhos do Concílio “entre várias dificuldades, estimulando a abertura da Igreja ao mundo e o respeito pela tradição”.

O futuro santo escreveu sete encíclicas, entre as quais a ‘Humanae vitae’ (1968), sobre a regulação da natalidade, e a ‘Populorum progressio’ (1967), sobre o desenvolvimento dos povos, tendo instituído o Sínodo dos Bispos e o Dia Mundial da Paz.

(Texto retirado do site da Canção Nova)

Fonte: Canção Nova