Notícias da Igreja

13.Mar - Papa Francisco completa quatro anos de pontificado

O Papa Francisco completa nesta segunda-feira, 13, quatro anos à frente da Igreja Católica. Jorge Mario Bergoglio assumiu o papado após a renúncia de Bento XVI anunciada em 28 de fevereiro de 2013. Após dois dias de conclave e cinco rodadas de votação, os 115 cardeais eleitores reunidos na Capela Sistina elegeram o, naquele ano, arcebispo de Buenos Aires, como novo pontífice da Igreja Católica, em 13 de março, às 20h12 (horário de Brasília).

Francisco é o primeiro papa latino-americano da história. É também o primeiro papa nascido no Hemisfério Sul e o primeiro proveniente da Ordem dos Jesuítas.

Escolheu o nome do santo de Assis com a ajuda do Cardeal brasileiro, dom Cláudio Hummes. No momento que a votação começava a dar sinais de que seria eleito Papa, dom Cláudio, disse: “Não se esqueça dos pobres”. O então Cardeal Bergoglio guardou no coração a palavra do amigo brasileiro e tomou para si o nome de Francisco.

Ao falar sobre a escolha do seu nome enfatizou que queria uma “Igreja pobre e para os pobres!”

“(...) Francisco é o homem da paz. E assim surgiu o nome no meu coração: Francisco de Assis. Para mim, é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e preserva a criação; neste tempo, também a nossa relação com a criação não é muito boa, pois não? [Francisco] é o homem que nos dá este espírito de paz, o homem pobre... Ah, como eu queria uma Igreja pobre e para os pobres!”.

Até este ano, Francisco já realizou: 226 Angelus, 178 audiências gerais, 24 viagens apostólicas e duas Jornadas Mundiais da Juventude. Escreveu duas exortações apostólicas (Amoris Laeticia e Evangelii Gaudium), uma Bula (Misericordie vultus), duas encíclicas (Laudato Si e Lumen Fidei), além de constituições apostólicas,  cartas, discursos, homilias, motu proprios e mensagens.

Fonte: Canção Nova | A12