Notícias da Igreja

18.Out - Pedagogia e didática de Jesus Cristo é tema de encontro da Escola de Catequese
Neste mês de outubro, acontece o terceiro encontro da Escola Comarcal de Catequese, concluindo assim a primeira etapa do curso, chamada de “Existencial, evangelizadora e pedagógica”. A escola está construída em cima de 4 etapas. A aula que fecha essa primeira fase, acontece no dia 26, na Cúria Diocesana de Joinville. O encontro irá tratar da pedagogia e a didática de Jesus Cristo, e será assessorada pela irmã Teresinha Mocellin.

Jesus como formador, mas também um formando

Um dos textos que baseiam o encontro é “Jesus, formando e formado”, de Carlos Mesters e Francisco Orofino. Os autores explicam que além de ensinar os discípulos, Jesus ganhava muito conhecimento com o povo, os próprios apóstolos e as dificuldades da vida.

Os seus discípulos aprendiam na convivência diária, com os exemplos que Jesus dava na sua forma de se relacionar com os demais, demonstrando amor, atenção e humildade. Seguir Cristo envolvia imitar o seu exemplo, estar disposto a permanecer fiel a ele, e tê-lo dentro de si, refazendo sua caminhada e se entregando a ele continuamente. Jesus os formava anunciando o Reino de Deus e os envolvendo na missão, além de corrigi-los em momentos oportunos, orientá-los e instruí-los.

Jesus usava as parábolas como método de ensino, de forma que quem ouvia poderia fazer reflexões sobre a mensagem relacionando a sua própria vida e tentando entender a presença de Deus no seu cotidiano.

Pedagogia Catequética

O catequista é aquele que será o condutor dos catequizandos até a palavra divina, levando-os até o seu verdadeiro mestre, Deus. Diante dos pecados da sociedade, Deus Pai enviou Jesus como um modelo a ser imitado. Jesus ensina a pedagogia de Deus Pai no seu modo de agir e repassar suas mensagens. "E o catequista se inspira na pedagogia de Deus Pai, porque Jesus se inspirou na pedagogia d'Ele", explica a irmã Teresinha. A Bíblia é o material onde apresenta esses ensinamentos, um guia para a vida, que liberta do mal e leva para viver no amor. E a igreja, inspirada em Jesus, delega ao catequista a missão de espalhar o exemplo de Cristo.

Conforme o texto da irmã, esses ensinamentos são fonte de vida: “a prática de Jesus se converte em critério de discernimento para a evangelização e para o agir catequético. Essa realidade leva a indagar: o que Jesus fez? O que disse? Que sentimentos transmitiu, viveu e teve? Por quais caminhos percorreram seus pés? Quais foram suas metas? ”

Etapas e Cronograma da Escola Comarcal de Catequese

As aulas começaram em agosto nas comarcas Norte, Sul e Litoral Sul. Cada comarca recebe um encontro por mês até novembro de 2020 (com recesso no fim de ano). Os conteúdos se baseiam no livro Organização da Catequese – Iniciação à Vida Cristã. A etapa seguinte é a “bíblico-catequética” e inicia em novembro. A formação completa tem o objetivo de gerar conhecimento por meio da leitura orante e nos ensinamentos de Jesus Cristo, promover a maturidade na fé e o equilíbrio humano, aprofundando o conhecimento na doutrina católica. Confira as datas dos próximos encontros:

Etapa bíblico-catequética

Norte: 9 de novembro | 7 de março de 2020 | 11 de abril de 2020.
Sul: 9 de novembro | 14 de março | 4 de abril.
Litoral Sul: 30 de novembro | 28 de março | 25 de abril

Etapa Teologia doutrinal

Norte: 16 de maio | 20 de junho | 18 de julho | 8 de agosto
Sul: 02 de maio | 06 de junho | 04 de julho | 01 de agosto
Litoral Sul: 30 de maior | 27 de junho | 18 de julho | 22 de agosto

Etapa Litúrgico-Catequética

Norte: 05 de setembro | 10 de outubro | 14 de novembro
Sul: 12 de setembro | 03 de outubro | 07 de novembro
Litoral Sul: 19 de setembro | 24 de outubro | 21 de novembro

Livro "Organização da Catequese - Iniciação à vida cristã", elaborado pelas irmãs Teresinha Mocellin e Celestina Zardo.

Fonte: Viviane Antunes/ Comunicação