NOTÍCIAS
Notícias da Igreja
 
12.Fev - Sete jovens são ordenados diáconos transitórios em Jaraguá do Sul
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -


Nos dias 7 e 8 de fevereiro realizou-se um evento marcante em Jaraguá do Sul. A partir do lema, "Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir" (Jr 20,7), foram celebrados os votos perpétuos e diaconato de sete jovens religiosos. Após a preparação e discernimento na caminhada, os fratres: Alexandre Barbosa, Cristiano Tiago Araujo, Fábio Luiz Pereira, Fagner Ramon Pacheco Haas, Marcos Antonio Bernardes, Rodrigo Bento, Rodrigo Fernando Tascheck decidiram professar perpetuamente sua consagração a Deus por meio da vida religiosa, bem como se configurar a Cristo por meio do primeiro grau do sacramento da ordem. Assim sendo, o que significam essas realidades dos votos perpétuos e diaconato?


A profissão perpétua encerra o ciclo da formação inicial do religioso, dando por sua vez o início da formação permanente. Por meio dessa opção, o religioso, após o tempo de experiência que ele faz no processo formativo, professa publicamente e de modo perpétuo os votos de pobreza, castidade e obediência segundo as Constituições da Congregação do Padres do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecidos como os religiosos dehonianos. 


Algo que sintetize o espírito da vocação de um dehoniano poderia ser descrito pela expressão: “um coração para amar, um corpo para sofrer e uma vontade para sacrificar”. Por meio dessa síntese, encontrada no Diretório Espiritual, consegue-se identificar os três votos, a Castidade, compreendida como coração indiviso para o amor puro. A Pobreza como a aceitação das provações que serão aceitas em espírito de expiação e reparação, em união aos sofrimentos de Cristo na Cruz. Por fim, a Obediência, entendida como descobrir a vontade de Deus e deixar-se moldar pelo Coração de Cristo. 


Já quanto ao primeiro grau da ordem, o diaconato, o religioso se coloca a serviço da Igreja por meio desse ministério. Vale recordar que o grau da ordem é compreendido como o sacramento do serviço que configura o candidato a Cristo, sendo constituído em três graus. O primeiro é o diaconato, o segundo o presbiterato e o terceiro o episcopado. 


Após tais celebrações, com exceção de um dos diáconos, o qual já irá para uma missão no Paraná, todos irão para Taubaté (SP) para dar prosseguimento ao último ano da faculdade de Teologia. Ao concluir o curso, os mesmos poderão dar prosseguimento para a ordenação sacerdotal, as quais se realizarão nas cidades de cada qual, no decorrer do mês de dezembro e janeiro.


Você pode ver todos as fotos do evento clicando neste link



Fotógrafo: divulgação

Fonte: Fagner Ramon Pacheco Haas

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2020 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.