Notícias Diocesanas

08.Jun - “O que vale é o coração e o testemunho de vida.” - Biografia pe. Alcides Brancher

Nascido em 5 de maio de 1953, na cidade de Taió, Santa Catarina, Alcides Brancher começou sua formação para ser padre em sua terra natal, que na época pertencia a Diocese de Joinville. Entrou para o seminário em Taió em 1965, após convite do padre Silvio Trans da comunidade de Vitor Meireles. Em 1967 foi para o seminário de Bateias (Campo Alegre), enquanto estava na fase do ensino fundamental.

Por ser uma pessoa muito tímida, decidiu se afastar do seminário. No entanto, o dom da vocação persistiu e, assistindo uma missa de Dom Gregório, sentiu-se motivado pelo desafio que o bispo lançou a comunidade, perguntando se alguém que estava presente gostaria de se tornar sacerdote.

Padre Alcides fez parte da primeira turma de teologia do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC). No ano de 2006, em celebração na paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Glória, celebrou bodas de prata sacerdotal.

Realizações

Durante sua vida sacerdotal, padre Alcides deixou um legado espiritual e material. Como padre, dedicou sua vida dando atenção aos necessitados, visitando as famílias, os doentes nos hospitais e preocupado com as ações sociais, arrecadando donativos. Por onde passou, construiu capelas, salões e defendeu direitos da comunidade.

Deu início à Apae de Pomerode, ajudou o seminário com alimentação, remédios, mensalidades, construção da capela e material escolar. Também contribuiu com a aldeia indígena da BR 470.

Trajetória

Padre Alcides foi pároco na paróquia São Ludgero em Pomerode, paróquia Nossa Senhora de Fátima em Joinville, paróquia São Francisco de Assis em Blumenau e paróquia São Pedro de Alcântara em Guaramirim.

Também foi vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora da Glória em Blumenau, paróquia Imaculada Conceição em Joinville, paróquia Nossa Senhora Aparecida em Blumenau e paróquia São Francisco de Assis em Jaraguá do Sul.

Durante 10 anos foi Procurador da Cúria Diocesana.

Atualmente residia na casa paroquial da paróquia Nossa Senhora Medianeira, no bairro Vila Nova em Joinville.

Por problemas de saúde (teve dois aneurismas cerebrais), padre Alcides não pode mais assumir paróquias.

Dados:

Nascimento: 5 de maio de 1953 - Local: Taió - SC
Falecimento: 07 de junho de 2018 - Local: Joinville - SC
Filiação: Armando Brancher e Veneranda Brancher.

Foi crismado em 1965, no seminário de Taió, por Dom Gregório Warmeling.

Graduado em Pedagogia pela Furb, em Blumenau, concluído em 1976.
Graduado em Teologia pelo Itesc, em Florianópolis, concluído em 1981

Ordenação diaconal: 16 de fevereiro de 1981
Ordenação presbiteral: 19 de julho de 1981, conferida por Dom Gregório Warmeling

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.