Notícias Diocesanas

23.Nov - 2018-2019: Biênio do Laicato

Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a Diocese de Joinville mantém para 2019 a temática do laicato, promovendo o Biênio do Nacional do Laicato. A continuidade do Ano do Laicato na diocese é importante pois dará a oportunidade de aprofundar ainda mais os diversos projetos propostos para a vivência do tema nas comunidades.

Os leigos na Igreja

Os cristãos leigos e leigas são chamados a efetuarem sua vocação, “ser sal da terra e luz do mundo” (Cf. 5, 13-14). O respectivo chamado perpassa a uma ativa participação de transformação da sociedade. A presença e a participação do leigo são importantes na Igreja e na sociedade, pois é verdadeiro sujeito eclesial e também corresponsável pela nova evangelização dentro da Igreja e no mundo.

São homens e mulheres de diversas idades que trabalham em benefício do bem comum. Através do amor dessas pessoas é possível aliviar um pouco as dificuldades do próximo e levar a Palavra de Deus em todos os cantos sempre em comunhão com a Igreja.

Tema do Biênio do Laicato

Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em saída”, a serviço do Reino.

Lema

Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13 - 14).

Período do Biênio do Laicato

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos é comemorado na Festa de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico, desde 1991. Na Diocese de Joinville, o Biênio do Laicato iniciou no dia 26 de novembro de 2017 e seguirá até 24 de novembro de 2019.

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.