Notícias Diocesanas

04.Set - Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora será o tema da Assembleia Diocesana de Pastoral

A 44ª Assembleia Diocesana de Pastoral da Diocese de Joinville vai acontecer nos dias 20 e 21 deste mês. A reunião vai ter como tema central as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019/2023). Participam da assembleia o bispo da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, além de padres, diáconos, representantes das congregações religiosas, seminaristas, coordenadores diocesanos de pastorais e movimento eclesiais e representantes das paróquias.

De acordo com o coordenador diocesano de pastoral, padre Everton Klapouch, o tom da Assembleia vai ser de revisão. Segundo o sacerdote, o intuito é começar a montar o Plano Diocesano de Pastoral a partir das diretrizes e aprová-lo no próximo ano.

Na sexta-feira, padre Vânio da Silva, da Arquidiocese de Florianópolis, participa da assembleia para fazer a partilha das diretrizes aprovadas pela CNBB. Também haverá espaço para tirar dúvidas. No sábado, abre-se espaço para o estudo da temática dos Conselhos Missionários Pastorais Paroquiais (CMPP)

O encontro será realizado na Cúria Diocesana. As inscrições
podem ser realizadas até o dia 17 de setembro neste link
. As vagas são limitadas e deve se observar o limite de representantes por paróquia, comarca, pastorais e movimentos eclesiais.

Novas diretrizes da Igreja no Brasil (2019/2023)

57ª Assembleia Geral, em Aparecida/SP.

As diretrizes para os próximos anos foram aprovadas em maio, na  57ª Assembleia Geral, em Aparecida/SP. O objetivo principal é “evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus, rumo à plenitude”.  São quatro pilares que sustentam as novas diretrizes:

a) Palavra de Deus e a iniciação à vida cristã;
b) Pão: liturgia e espiritualidade
c) Caridade: acolhimento fraterno e o cuidado com as pessoas, especialmente os mais frágeis, os excluídos e invisíveis.
d) Missão: vida missionária

SERVIÇO:

44ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Quando: dias 20 e 21 de setembro (sexta e sábado)
Horário: Dia 20 (19h às 22h15) | Dia 21 (7h30 às 12h).
Onde: Cúria Diocesana de Joinville – R. Jaguaruna, 147 – Centro – CEP: 89201-450

Fonte: Viviane Antunes