Notícias Diocesanas

16.Jul - Doutrina Social da Igreja: conheça na Ecotecal

A Doutrina Social da Igreja tem como grande valor ser um instrumento de Evangelização. Ela aproxima a pessoa humana à sociedade, permanecendo à luz do Evangelho. Também é um conjunto articulado de ensinamentos sobre a existência social. Considerando isso, a Diocese de Joinville proporciona a Ecotecal, para que os leigos possam conhecer e assumir a dimensão social da fé.

Ao longo dos quatro meses de estudo, a Ecotecal se propõe a preparar os participantes para contribuírem profeticamente com a sociedade. A formação procura oferecer elementos teóricos e práticos da Doutrina Social da Igreja, exercícios de reflexão crítica visando a inclusão social e possibilitar pistas de ação para reconstrução socioeconômica por meio da economia alternativa e solidária.

Inscrições:

As inscrições podem ser feitas pelas fichas impressas disponíveis nas paróquias ou pelo formulário online. Quem optar pela ficha impressa, deverá entregá-la preenchida na secretaria paroquial ou na Cúria Diocesana junto com o valor de inscrição. Já quem optar pelo formulário online poderá fazer o pagamento na primeira aula.

Clique aqui e faça a inscrição online.

Período de inscrições de 1º de junho a 2 de agosto.

Custos:

Taxa de inscrição: R$ 20,00
Mensalidade: R$ 20,00
Investimento total: R$ 80,00 (inscrição + três mensalidade)

Aulas

As aulas acontecem em todas as quintas-feiras dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro, das 19h30 às 21h15. A primeira aula acontece no dia 2 de agosto.

Disciplinas:

Os fundamentos da Doutrina Social da Igreja
Os princípios da Doutrina Social da Igreja
As Encíclicas e os Documentos Sociais

Setembro
Doutrina Social e Ação Eclesial – a Ação Social no âmbito social – Doutrina Social e Compromissos dos Cristãos Leigos
A relação Igreja e Estado – laicidade x laicismo
O trabalho humano
A pessoa humana e seus direitos

Família: célula vital da sociedade
Família: globalização, perspectivas e valores à luz da Doutrina Social
Novas configurações familiares e desafios para a Doutrina Social

O desígnio do amor de Deus a toda humanidade
A promoção da paz
A vida econômica – moral e economia

Mais informações com o coordenador diocesano da Ecotecal, professor Osnildo Voltolini. Telefone (47) 99995-4924 ou e-mail prof.osnildo@gmail.com.

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.