NOTÍCIAS
Notícias Diocesanas
 
28.Jun - Missa de um ano de falecimento de Dom Irineu será na Catedral no próximo domingo
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

No próximo fim de semana, a Diocese de Joinville lembra um ano da morte do bispo Dom Irineu Roque Scherer, ocorrida no dia 2 de julho de 2016. A causa foi um infarto agudo no miocárdio. A missa de um ano de falecimento será no próximo domingo, 2 de julho, às 19h, na Catedral de Joinville e será presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Carlos Bach.




Quem foi Dom Irineu Roque Scherer


Dom Irineu nasceu no dia 15 de dezembro de 1950, em Cerro Largo/RS. Filho de Avelino Aloysio Scherer e Maria Alvina Spohr, ainda quando criança sentiu o chamado para sua vocação enquanto servia como coroinha em sua paróquia. Aos 13 anos iniciou sua caminhada no Seminário Diocesano São José, de Toledo/PR. Amante de boas músicas, pintura e também de futebol, Dom Irineu sempre priorizou o sacerdócio. Concluídos os estudos no seminário, ele recebeu a ordenação sacerdotal no dia 7 de janeiro de 1978, em Assis Chateaubriand/PR, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Em 1998 foi nomeado bispo e neste mesmo ano tomou posse da Diocese de Garanhuns/PE, permanecendo até 2007 quando então assumiu a Diocese de Joinville.




Após sua chegada à diocese muitas mudanças foram realizadas. Dom Irineu fez uma moderna administração para uma melhor excelência de pastoral e também criou os setores de patrimônio, contábil, recursos humanos, tecnologia da informação, comunicação e pastoral. Transformou o Jornal Diocese Informa na revista mensal de 72 páginas Diocese Informa, onde contribuía mensalmente com um artigo. Modernizou as paróquias da diocese com um novo sistema de pastoral, administrativo e financeiro. Realizou visitas pastorais nas paróquias. Criou a campanha Adote um Seminarista para ajudar na manutenção dos seminários. Também criou 22 paróquias a mais para a diocese. Em 2012, foi reconhecido por apoiar os projetos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica por meio da Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), recebendo o Título de Cidadão Catarinense.


Fonte: Assessoria de Comunicação – Mitra Diocesana de Joinville

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.