Notícias Diocesanas

15.Fev - Nota Pastoral de Dom Francisco Carlos Bach

NOTA PASTORAL DA DIOCESE DE JOINVILLE SOBRE ALGUMAS

QUESTÕES RELATIVAS AO USO INDEVIDO DOS TERMOS:

CATÓLICO, IGREJA CATÓLICA, CLERO, PADRE E OUTROS.

A Diocese de Joinville, na defesa da verdade e da liberdade, considerou oportuno publicar a presente Nota Pastoral, destinada aos membros do clero, aos religiosos e a todos os fiéis leigos. O uso de nomes, termos, símbolos e instituições próprias da Igreja Católica Apostólica Romana, por outras denominações religiosas distintas da mesma, podem gerar equívocos e confusões entre os fiéis católicos. Nestes casos o uso da palavra “católico”, “bispo diocesano”, “diocese”, “clero”, “catedral”, “paróquia”, “padre”, “diácono”, pode induzir a engano e erro. Pessoas de boa vontade podem ser levadas a frequentar tais templos, crendo que se trata de comunidades da Igreja Católica Apostólica Romana na Diocese de Joinville, quando na verdade não o são. Por essa razão a Diocese de Joinville tem a obrigação de esclarecer e alertar o Povo de Deus para evitar prováveis danos de ordem espiritual e pastoral.

Assim, temos o dever de alertar os fiéis católicos para a existência de algumas igrejas e outras denominações semelhantes, que apesar de se autodenominarem “católicas”, não estão em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, e não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana. Por esta razão todos os ritos e cerimônias religiosas por eles realizadas são ilícitos para os fiéis católicos. Assim sendo, recomenda-se vivamente aos féis que não frequentem os edifícios onde eles se reúnem e nem participem de qualquer celebração promovida por esses grupos.

Circulam nas redes sociais notícias de que será inaugurado em Joinville o “Santuário de São Bento”. Esclarecemos aos cristãos católicos que tal Santuário não pertence à Igreja Católica Apostólica Romana na Diocese de Joinville.

Dom Francisco Carlos Bach

Bispo de Joinville

Joinville, 15 de fevereiro de 2018.

A nota oficial você encontra aqui.

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.