Notícias Diocesanas

25.Out - Programação de Missas nos cemitérios da Diocese de Joinville

No dia 2 de novembro, Dia de Finados, a Igreja Católica celebra a esperança da vida eterna e faz orações pelos fiéis falecidos. Nessa data acontecem celebrações em cemitérios e igrejas. Além disso, a Igreja também permite que seja feita a indulgência de algum falecido que é quando uma pessoa reza pela remissão dos pecados de alguém que já morreu.

O padre Renato dos Santos escreveu uma mensagem que será divulgada em toda a Diocese de Joinville no Dia de Finados. Confira o texto:

O Amor vence a morte

O dia de Finados, antes de mais nada, trata-se de um bom momento para refletirmos sobre o sentido da vida: neste mundo atual e no plano transcendente. “Finados” deriva de “finar”, isto é, “falecer”, “terminar”. No século décimo a Igreja Católica instituiu este dia, com o objetivo específico de intensificar as orações pelos que terminaram sua caminhada terrena e, ao mesmo tempo, professar a fé em Deus, que é sempre Deus da Vida e nunca da morte (Mt 22,31-32; Jo 10,10b). A prova disso é seu próprio Filho Jesus Cristo, vencedor da morte.

O local específico para reverenciarmos nossos entes queridos falecidos é precisamente o “cemitério”. O termo cemitério origina-se da língua grega e significa “dormitório”, ou seja, local onde estão os que “dormem”.

A reflexão essencial que devemos fazer na celebração de finados não é, certamente, a questão da morte, mas sim a questão da ressurreição. A profundidade da questão está em que temos a responsabilidade de viver bem esta vida. Não teremos outra possibilidade de vida aqui neste mundo material. A vida, dom de Deus, é única e intransferível. Nascemos e morremos uma única vez (Hb 9,27).

A ressurreição é uma questão de amor. Só o amor explica a ressurreição. O amor de Deus por mim, por ti, por nós é tão forte, grande, puro, desinteressado que só tinha mesmo que desembocar na vida eterna. Para quem entende o amor de Deus não encontrará dificuldade em acreditar e se empenhar, ao máximo, para conseguir esta maravilha de vida que é precisamente a vida eterna (1Jo 4,10; Ef 1,5-8). Ressurreição é amor e amor é comunhão. Seremos julgados pela nossa pouca ou muita capacidade de amar.

Se devêssemos nos apresentar hoje, diante do Senhor da vida, estaríamos com débito ou crédito em matéria de amor? Alimentemos cada vez mais a certeza de que, em Cristo Ressuscitado, a Vida venceu a morte.

Programação nos cemitérios no dia 2/11

CREMATÓRIO ANGELUS

9h - Missa

ITAIÓPOLIS