NOTÍCIAS
Notícias Diocesanas
 
09.Dez - Seminário dá início à CF 2020 na Diocese de Joinville
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

A abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) acontece sempre na quarta-feira de cinzas, mas a preparação inicia ainda no ano anterior. Enquanto diocese, o primeiro momento é o Seminário Diocesano, realizado no último sábado (7 de dezembro). Durante toda a manhã, cerca de 200 pessoas se reuniram no auditório da Cúria Diocesana para conhecer melhor a temática da CF 2020. A exposição do tema foi feita pelo padre Carlos Alberto Pinto da Silva, pároco da paróquia São Miguel Arcanjo, do bairro Paranaguamirim (Joinville/SC).

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”

Em 2020, a Campanha da Fraternidade terá como tema ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34). A motivação bíblica está centrada na figura do bom samaritano. O Evangelho de Lucas relata a resposta de Jesus a um doutor da lei sobre o que seria necessário para alcançar a vida eterna. Santa Dulce, retratada na identidade visual da CF, também é exemplo de alguém que por pequenos gestos foi bom samaritano no meio dos necessitados.


No seminário, padre Carlos destacou o objetivo geral da CF 2020. A campanha do próximo ano busca “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta (casa comum)”. Para o assessor, o olhar para realidade proposto pela CF 2020 passa por observar pontos como a indiferença que ameaça a vida, desigualdade social, desemprego, doenças emocionais, violência e ameaça ao povo indígena, conflitos no campo, feminicídio, meios de comunicação, individualismo e a destruição da natureza.

O tempo da Quaresma é dedicado à conversão. Padre Carlos aponta a temática da Campanha da Fraternidade como fundamental para este propósito. A parábola do bom samaritano está diretamente ligada à esmola, que é um dos compromissos propostos para o período que antecede a Páscoa.

O seminário também contou com a apresentação feita por Orides Bernardino, coordenador da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade. Ele partilhou algumas possibilidades de ações na vida comunitária e paroquial a partir das indicações dos texto-base da CF.


Vídeos:


Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2020 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.