Notícias Diocesanas

14.Mai - Seminário diocesano de comunicação debate Fake News e Jornalismo de Paz

A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Diocese de Joinville realizou o 1º Seminário Diocesano de Comunicação nos dias 11 e 12 de maio. Motivados pela carta do Papa pelo 52º Dia Mundial da Comunicação Social, o evento teve como tema central “Fake News e Jornalismo de Paz”. O seminário foi dividido em um momento formativo e outro de debate sobre práticas do jornalismo.

A condução do tema principal foi feita pelo jornalista Rafael Alberto, Secretário Executivo do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação na Arquidiocese de São Paulo. Ele apresentou elementos da carta do Papa, abordando os conceitos de fake news e pós-verdade.

Os participantes do seminário também puderam debater com jornalistas convidados. A jornalista Drica Fermiano, gerente operacional e de jornalismo na RIC TV Record, partilhou a experiência de lidar com boatos e notícias falsas que chegam à redação da TV. O jornalista João Francisco da Silva, editor chefe do Jornal da Cidade, contou sobre a rotina de apuração de notícias, principalmente nos jornais impressos.

Cerca de 80 pessoas participaram do seminário, vindos das seis comarcas da Diocese de Joinville. O evento foi promovido pela Pascom diocesana, mas teve participantes de diversas pastorais e movimentos.

Veja aqui a galeria de fotos do seminário.

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.