NOTÍCIAS
Notícias Diocesanas
 
07.Dez - Três novos padres são ordenados em Joinville
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -


A Diocese de Joinville conta agora com três novos padres. Edemilson Conzati, 32 anos, Hugo Marques Coutinho, 39 anos e Tiago de Souza, de 27 anos, foram ordenados na noite de sexta-feira (6/12), na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Costa e Silva, em Joinville. Dom Francisco Carlos Bach foi quem presidiu a Missa e falou o quanto a igreja se alegra com o “sim” dito pelos três. “Uma igreja não existe sem um sacerdote. É da vontade do Senhor que tenhamos sacerdotes para o povo de Deus. A vinda deles é fantástica para todos nós, pois foram consagrados para servir o povo de Deus”, disse dom Francisco.


O bispo fez ainda uma reflexão sobre a importância da Igreja ter novos padres. “Afinal de contas, alguém pode pensar que não precisamos ter Deus com a evolução da tecnologia. Mas é pelo contrário, quanto mais evoluímos cientificamente, mas é necessária a presença de Deus para o justo equilíbrio em nossas vidas. É o padre quem articula o trabalho para que a comunidade tenha o encontro com Deus. É ele quem faz o pão e o vinho virarem o corpo do Senhor”.    


Hugo escolheu como lema de ordenação: "Porque sem Mim, nada podeis fazer" (Jo 15,5c). Tiago decidiu por: "Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que te amo" (Jo 21, 17). E Edemilson tem o lema: "Eis que venho fazer com prazer, a vossa vontade, Senhor!" (Sl 39, 8a 9a). 


Ao final da Missa, Tiago resumiu a noite como “uma explosão de alegria”. Edemilson disse ter sentido a “realização da misericórdia de Deus e que de agora em diante espera contar com a paz e a força do Espírito Santo para dar continuidade ao trabalho”. E Hugo contou que “não tem como descrever os sentimentos porque eles fogem da nossa humanidade e a gente se deixa acontecer”.


A paróquia ficou lotada de fiéis, amigos e familiares dos recém ordenados padres. O bispo de Juína, dom Neri José Tondello também participou da ordenação e disse se alegrar com o projeto de igrejas irmãs que existe entre as duas dioceses há cinco anos. Padres e seminaristas da Diocese de Joinville realizam missão naquela região. 


Padre Tiago será vigário da paróquia São João Batista de Garuva, padre Edemilson vigário da paróquia Senhor Bom Jesus, do bairro Aventureiro e em fevereiro, padre Hugo também será vigário da paróquia Senhor Bom Jesus, do Aventureiro, em Joinville.  


Primeira Missa


Tiago de Souza

A primeira Missa será presidida no sábado (7/12), às 19h30, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Jaraguá do Sul.


Edemilson Conzati

A primeira Missa será presidida no domingo (8/12), às 9h30, na paróquia São Pedro de Alcântara, bairro Guamiranga, em Guaramirim. 


Hugo Marques Coutinho

A primeira Missa será presidida no domingo (8/12), às 19h, na paróquia São João Batista, no bairro Fátima, em Joinville.


Conheça o perfil dos novos padres

Edemilson Conzati, de 32 anos nasceu em Jaraguá do Sul, mas foi criado em Guaramirim. Filho de Altair José Conzati e Maria Elisete dos Santos Conzati, o padre entrou no seminário aos 26 anos, um ano e meio após concluir o curso de engenharia elétrica, em Blumenau. Como a família sempre esteve envolvida nos serviços da igreja, Edemilson foi coroinha na infância e mais tarde participou do grupo de jovens e ajudou em outras pastorais como dízimo, liturgia e cantos. Mas, foi quando morou em Blumenau que se engajou nas atividades da paróquia Santa Terezinha. No final de 2017, após o discernimento vocacional ingressou no seminário em Joinville onde concluiu a formação. 


Tiago de Souza, de 27 anos nasceu em Jaraguá do Sul e é filho de Walmor de Souza e Ivone Krutsch de Souza. O jovem tem uma irmã e estudo filosofia e teologia. Como sempre participou da comunidade e teve o exemplo da família, após conhecer outros seminaristas ingressou no seminário em 2008. Além disso, Tiago conta que foi durante o momento em que o padre reza durante a Missa a doxologia, que é mais conhecida pelo “Por Cristo, Com Cristo e em Cristo” é que sentiu o chamado de Deus no coração. 


Hugo Marques Coutinho de 39 anos tem um irmão e é natural do Rio de Janeiro. O futuro padre é filho de Diodimar Soares Coutinho (falecido) e Roseny Marques Coutinho. Ele é formado em teologia e filosofia. Quando cursava o segundo ano de teologia, fez uma experiência em uma comunidade de vida em São Paulo. Em 2015, amigos que moram em Santa Catarina ajudaram a fazer contato e ingressar no Seminário de Joinville. 








Fotógrafo: Eduardo / Mônica / Pascom

Fonte: Tatiana Sabatke / Pascom

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2020 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.