NOTÍCIAS
Notícias Diocesanas
 
11.Set - XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude teve a participação da Diocese de Joinville
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Nos dias 6 e 7 de setembro, foi realizado o XV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, em Brasília/DF, nas dependências do Santuário Dom Bosco. Estiveram na capital representando a Diocese de Joinville, o assessor pastoral Rodrigo Luiz da Silva e o padre Helton Iomes, SCJ, assessor eclesiástico para Pastoral Juvenil-Setor Juventude.

O evento foi organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e tratou sobre a prevenção do suicídio, exortação do Christus Vivit, além de encaminhamentos dos regionais e da Pastoral Juvenil.



Suicídio


Parte do primeiro dia do evento foi dedicado ao tema suicídio. O encontro abordou sobre os desafios e possibilidades no cuidado ao jovem, apresentando as causas e teorias para entender os motivos que levam a juventude a pensar no suicídio, chamado de “Ds”: depressão, desespero, desesperança e desamparo. A palestra, ministrada pelo padre Antônio Ramos, sdb, trouxe estatísticas nacionais e mundiais sobre o assunto, e também uma abordagem psicológica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que esta é a segunda principal causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos, estando atrás apenas dos acidentes de trânsito. No mundo, a cada 40 segundos, alguém tira a própria vida. Neste mês, em todo o Brasil, ocorre a campanha “Setembro Amarelo”, que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio.  

O assessor pastoral Rodrigo conta que a palestra teve um olhar abrangente no sentido do zelo, do cuidado e de evitar o suicídio. “A questão é como nós Igreja, como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), as dioceses, os projetos de evangelização da juventude, podem perceber e evitar essa situação”, comentou Rodrigo sobre a proposta lançada para os setores diocesanos, que agora ficam com o desafio de analisar e criar ações.

Ainda tratando do suicídio, foi apresentado uma entrevista do Papa Francisco para o livro "Deus é jovem". “Ele trouxe o tema de uma juventude desenraizada pelo de fato de que essa geração adulta que nós fazemos parte perdeu valores, perdeu a referencialidade, e por consequência também perdeu o sentido da sua existência, e isso está refletindo profundamente no desenvolvimento integral e sadio da pessoa humana, e em especial na vida de nossos adolescentes e jovens”, contou o padre Helton.


Sínodo dos Jovens e exortação do Christus Vivit



Também na sexta-feira, houve uma apresentação do Christus Vivit, documento fruto do Sínodo da Juventude, discutido no ano passado, no Vaticano. O jovem Lucas Galhardo que participou da assembleia do Papa Francisco, contou sobre como foi o sínodo, as perspectivas, os bastidores, as intervenções e como ficou depois. Também foi acentuada a importância de apresentar os documentos aos jovens e às diversas expressões que existem nas dioceses. Foram mostrado vídeos, realizadas dinâmicas e feita uma pesquisa interativa. O assessor Rodrigo contou que essas dinâmicas apresentadas na assembleia também serão aproveitadas para o Setor da Juventude de Joinville.

Padre Helton destaca a fala do bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, que discorreu sobre a necessidade de mostrar aos jovens um cristo que vive. “Precisamos apresentar para a juventude esse cristo vivo, esse cristo ressuscitado, que é jovem, que nos oferece uma vida em abundância, uma vida plena, esse cristo que pode decepar a depressão, que pode retirar todo o desespero, que pode restituir no coração dos adolescentes, dos jovens e de todas as pessoas a verdadeira esperança e fazer com que todos se sintam amparados e acolhidos pelo amor e pela misericórdia de Deus”, comentou o padre sobre a palestra.


Jovens Conectados



O portal Jovens Conectados, pertencente a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, também foi apresentado aos participantes do evento, assim como as mudanças e os novos membros que serão integrados. O site é atualizado de forma colaborativa, e busca levar informações de jovens inseridos na igreja de forma interativa aos internautas. O portal recebe buscas do mundo todo. De acordo com Rodrigo, isso acontece porque o Brasil possui uma boa análise sobre a evangelização da juventude.

Amazônia



Antes da bênção final da Missa, Dom Nelson Francelino leu uma carta escrita pela juventude em conjunto com os bispos presentes no evento, mostrando o apoio da juventude ao Sínodo da Amazônia, e aos bispos que participarão da reunião no próximo mês, em Roma. A carta foi aprovada por aclamação e será publicada. Também foi apresentado sobre a Missão Jovem na Amazônia, promovida pela CNBB e a juventude, e os cursos de pós-graduação presencial e EAD da CNBB. 

Encerramento


No último dia do evento, houve celebração eucarística e também foi apresentado o cronograma nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude. Os participantes se reuniram por regionais para debater sobre alguns temas e avaliar o encontro.

Para o padre Helton, o evento mostrou a riqueza da juventude e a união que existe. “Mesmo com as diferenças, há uma comunhão e o desejo de fazer acontecer o reino de Deus em tantos corações que ainda não conheceram o nosso senhor Jesus Cristo. De promover a vida, de mostrar que há um outro caminho diferente deste, que hoje é apresentado um caminho sem Deus.”

O evento foi voltado aos assessores adultos de juventude com mais de 29 anos. A escolha por membros a partir dessa faixa etária foi por uma necessidade de maturidade e experiência, para haver análise, pensamento e direcionamento daquilo que vai ser aplicado. Participaram do encontro dois responsáveis por diocese. Porém houve uma demanda de participantes abaixo dessa idade, e no próximo ano, haverá um encontro voltado para os coordenadores de base, que são mais jovens e estão trabalhando nos setores de juventude.




Fotógrafo: Jovens Conectados e Rodrigo Luiz da Silva

Fonte: Viviane Antunes

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.