Notícias Paroquiais

01.Out - Bênção dos animais: Paróquias de Joinville farão ação na sexta-feira (4/10), dia de São Francisco de Assis

As paróquias São Francisco de Assis dos bairros Adhemar Garcia e Saguaçu realizam atividades especiais em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da ecologia e Santo católico que teve atenção especial com as pessoas mais necessitadas.

Para marcar a data, além das Missas e novenas que acontecem durante a semana, na sexta-feira (4 de outubro) haverá bênção dos animais. Na paróquia do bairro Adhemar Garcia a ação será às 15h e no bairro Saguaçu, às 16h.

Dados divulgados em 2015 pelo IBGE referentes à Pesquisa Nacional de Saúde revelaram que no Brasil 44,3% dos lares têm pelo menos um cachorro o que representa 28,9 milhões de unidades domiciliares. Com relação aos gatos, 17,7% dos domicílios possuem pelo menos um animal, o equivalente a 11,5 milhões de lares.

Confira a programação:

Paróquia São Francisco de Assis – bairro Saguaçu (padre Ivanor Macieski)

03/10 – 19h30 – Bênção do Altar de São Francisco

20h30 – Noite do Pastel

04/10 – 16h – Bênção dos animais e da estátua no pátio da igreja

19h30 – Missa de dedicação da igreja, presidida por Dom Francisco Carlos Bach. Acontece quando uma igreja é concluída ou após a reforma. A celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração, sagração ou inauguração. O termo, normalmente, mais usado é “dedicação”, toda igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano. Ali acontece a aspersão da água benta, as unções do altar e das paredes no edifício, a incensação, a deposição das relíquias no altar, a iluminação e, é claro, o rito da Palavra e da Eucaristia.

05/10 – 15h - café com cucas e brindes

06/10 – 10h – Missa festiva

12h – almoço (churrasco 30 reais)

19h – Missa