NOTÍCIAS
Notícias Paroquiais
 
21.Nov - Catedral de Joinville amplia horário de funcionamento
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

Alteração foi feita como uma das maneiras de aderir as ações da Pastoral Urbana


Nos últimos meses, a Diocese de Joinville ofereceu formações sobre a Pastoral Urbana para coordenadores de igrejas, padres e diáconos. Motivada pelo desejo de atender as pessoas que circulam pelo Centro de Joinville e precisam dos serviços da igreja, a Catedral São Francisco Xavier ampliou o horário e a secretaria não fecha mais para o almoço. O atendimento administrativo acontece entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h30 às 12h, nos sábados. A igreja também fica aberta para visitação e orações de segunda a sexta-feira entre às 6h30 e 21h. Aos sábados e domingos as portas estão abertas entre 6h30 e 20h30.


Esta pastoral não está instituída na Diocese de Joinville, porém algumas igrejas têm feito mudanças no atendimento para se adequar as necessidades e atender os anseios de quem vive em centros urbanos. 


A Pastoral Urbana caracteriza-se por ser um estilo de agir e tem sido discutida principalmente por causa do processo de urbanização das cidades. Em 1970, 70% da população brasileira morava na área rural, trinta anos depois, o número inverteu e 70% vive na cidade. Além de ser uma mudança na maneira de trabalhar, estudar e se relacionar isso reflete diretamente também na maneira como as pessoas escolhem qual igreja frequentar, seja pela proximidade de casa, seja por se identificar com determinada paróquia. Santa Catarina, por exemplo, 84,7 % dos moradores vivem em área urbana. No estado são dez dioceses, porém três delas concentram o maior número de moradores, Joinville, Florianópolis e Blumenau. 



Fotógrafo: Divulgação / Catedral São Francisco Xavier

Fonte: Tatiana Sabatke / Pascom

Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.