NOTÍCIAS
Palavra do Bispo
 
05.Jun - Palavra do Bispo: A Eucaristia na vida do cristão
Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -

“Algumas vezes, depois da Comunhão, sinto a presença de Deus de maneira especial, sensível. Sinto que Deus está no meu coração. E o fato de O sentir na alma em nada me impede o cumprimento das minhas obrigações, mesmo quando estou resolvendo os assuntos mais importantes, que exigem atenção, não perco a presença de Deus na alma e estou intimamente unida com Ele. Com Ele vou ao trabalho, com Ele me alegro, vivo n´Ele e Ele em mim. Nunca estou sozinha, porque Ele é meu companheiro constante. A nossa convivência é intima, pela união do sangue e da vida...”. Estas palavras são de Santa Faustina, canonizada por João Paulo II, no dia 30 de abril de 2000. Fazem parte do “Diário da Santa Irmã Faustina” – A misericórdia divina na minha alma, n. 318. 

A solenidade de Corpus Christi nos remete diretamente à essência da vida do cristão: O Senhor Jesus, com presença real na Eucaristia, quer fazer-se presente na realidade de nossa vida. Comungar não é um simples ato devocional momentâneo, mas impacta toda a nossa vida. O papa Francisco, na Exortação Apostólica pós-sinodal Christus vivit (Cristo vive) aos jovens e a todo o Povo de Deus, nos dada a conhecer no último dia 25 de março, diz logo no início que “CRISTO VIVE: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida” e, mais adiante, na mesma Exortação, afirma que “tudo isto se realiza a partir da fonte viva da Eucaristia, na qual o nosso pão e o nosso vinho se transformam para nos dar a Vida eterna” (n. 173). O Papa conclui a Exortação Apostólica com um desejo: “Queridos jovens, ficarei feliz vendo-vos correr mais rápido do que os lentos e medrosos. Correi «atraídos por aquele Rosto tão amado, que adoramos na sagrada Eucaristia e reconhecemos na carne do irmão que sofre.” (n.299).

Como discípulos missionários de nosso tempo, cabe-nos a missão de manifestar ao mundo a verdadeira vida que emana da comunhão com Jesus na Eucaristia. A comunhão com seu Corpo e Sangue permite que estejamos intimamente unidos ao Senhor e dispostos a construir um mundo novo, no qual os valores do Evangelho sejam respeitados e colocados em prática. A Eucaristia é a fortaleza dos que se reconhecem limitados na capacidade de se oferecerem em favor dos irmãos e irmãs, é o poder de Deus para os que se sentem impotentes diante dos desafios da realidade que se impõe, muitas vezes resistentes à Boa Nova anunciada por Jesus Cristo. 

A presença de Jesus Eucarístico nos proporciona um novo olhar sobre o mundo que nos cerca; ela nos convoca à missão de anúncio do Cristo morto e ressuscitado, e as situações obscuras são iluminadas pelo testemunho da vida e pelo anúncio convicto de que Jesus, vivo, permanece junto aos seus para a salvação da humanidade inteira. É a certeza do que Ele nos afirmou: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos” (Mt 28, 20).


Indique a um amigo
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2019 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.