Pastorais e Movimentos

02.Jul - Diocese de Joinville participa do VII Encontro Nacional do Laicato

Entre os dias 20 a 23 de junho, aconteceu em Cuiabá-MT o VII Encontro Nacional do Laicato, promovido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). Os encontros nacionais têm o objetivo de contribuir para a articulação do laicato do Brasil, estabelecer diretrizes gerais e definir as linhas de ação do organismo. O encontro reuniu cerca de 360 delegados representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além organizações filiadas. Do Regional Sul IV, participaram oito pessoas, sendo quatro da Diocese de Joinville. Orides Bernardino, Silvelene de Oliveira, Conceição Aparecida de Souza representaram a Comissão Diocesana do Laicato e Rodrigo Schmidt o grupo de leigos da catedral São Francisco Xavier.

O tema escolhido para iluminar as reflexões do encontro foi “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: um novo olha, um novo agir”. E a motivação bíblico “Eu vi, ouvi e desci” (Ex 3, 7-8) como lema. Os trabalhos foram organizados em dez oficinas para reflexões sobre. Elas contemplaram os subtemas: direitos humanos; casa comum/direito à terra; igualdade de gênero; políticas públicas; direito à cidade; mundo do trabalho; juventude; migrações e refugiados; educação e cultura; e desafios da vocação laical na Igreja. Os debates contribuíram para a escolha das ações que serão assumidas pelo CNLB para o próximo quadriênio.

Durante o encontro também foram também encaminhadas duas moções. Uma delas em agradecimento e apoio ao Papa Francisco e outra em defesa dos povos indígenas.

Segundo os participantes da Diocese de Joinville, os momentos de oração e celebração Eucarística foram de muita luz, profecia, memória, testemunho e simbologia, trazendo presente os gritos, as dores, as alegrias e esperanças do povo.

Fonte: Com informações do Conselho Diocesano de Leigos