PARÓQUIAS
Paróquia São Francisco de Assis | Jaraguá do Sul
 
A Paróquia
Paróquia São Francisco de Assis | Jaraguá do Sul

Criada em 2005, a paróquia São Francisco de Assis está localizada no bairro Centenário de Jaraguá do Sul/SC. A Comunidade teve seu inicio há mais de 30 anos quando Estefano Maier doou seu terreno para que a igreja fosse construída. E assim eles levantaram a igreja em honra a São Francisco de Assis devido ao fato de o terreno possuir muitas árvores, como o padroeiro é defensor dos animais e também da natureza a população quis que o nome da paróquia fosse este. O primeiro pároco instituído na época por Dom Orlando Brandes foi Pe. Felício Girelli que ficou na paróquia durante nove anos, até que em 20 de outubro de 2013 Pe. Silvino Tomczak assumiu a paróquia. Antes de se tornar paróquia a igreja era comunidade da Paróquia São Sebastião comunidade Dehoniana de Jaraguá. Hoje a paróquia São Francisco possui seis comunidades.

No ano passado, 180 missionários só da igreja São Francisco, realizaram visitações nas casas, mas ao todo juntando as seis comunidades chegaram a 300 em missão. De acordo com Pe. Silvino, em agosto eles tiraram um final de semana inteiro para visitar todas as casas de todas as paróquias de Jaraguá. “Aqui nós chegamos aos 100%, mas nas comunidades acredito que tenham chegado aos 99% quase uma totalidade. Foi preciso ainda estender mais um final de semana para completar toda a missão”. Ainda durante as missões eles tiveram auxílio da Comunidade Divina Arca da Aliança, porque queria saber como é que ocorriam as missões na comunidade. “Eles queriam saber nosso modo de atuar, tendo em conta que 180 missionários saíram às 8h da manhã, retornaram para o almoço e finalizaram no fim da tarde com a missa, que coroou todo o fim de semana”, conta Pe. Silvino.

Pastorais e Movimentos

Ao todo são 23 pastorais e movimentos que atuam na paróquia. Entre elas estão: a Mãe Peregrina, Apostolado da Oração, Catequese e catequese de adultos, Pastoral Familiar e GBR que possui missas todos os finais de semana, e em cada fim de semana é feito a missa em uma das seis comunidades junto à adoração.

Festa do Padroeiro

São Francisco deu tudo que tinha, amava todas as criações de Deus, tinha um grande amor pela natureza e é o padroeiro da Ecologia. A festa na paróquia não ocorreu esse ano devido à reforma. Porém as tradicionais festas sempre têm inicio com o tríduo preparatório e a apresentação do grupo teatral Amigos de Francisco que encenam em cada noite da festa uma parte da história do padroeiro. Segundo padre Silvino as apresentações duram em média 30 a 40 minutos. No mês de julho a procissão de Corpus Christi com a tradicional feijoada sempre acontece na paróquia

O que paróquia ganhou após a reforma

Com o passar dos anos a comunidade começou a apresentar muitas deficiências como, por exemplo, infiltrações no piso, problemas elétricos, goteiras, placas do teto estavam em mau estado. Então no começo deste ano uma reforma foi iniciada e depois de alguns meses a paróquia está totalmente reformada. Recebeu nova iluminação, cores mais vivas, um novo presbitério, pia batismal, novos pisos, novas janelas, ar condicionado e ainda uma imagem do padroeiro que será colocada em tamanho real no altar juntamente com a oração de São Francisco de Assis que estará escrita na parede. A paróquia também recebeu uma nova torre que terá uma cruz de 15 metros e será iluminada com luz de led. A reinauguração da paróquia ocorreu no dia 7 de dezembro, às 15h30. De acordo com padre Silvino a reforma fez com que mais fiéis viessem para a paróquia e também fez com que outros voltassem a participar das missas.

 
O Padroeiro
O Padroeiro

Viveu de 1181 a 1226. Um dos mais amados e populares santos do mundo. Chamado de "O Pobre Homem" "Il poverello". Nascido em Assis, na Itália e filho de Pedro Bernadone, um rico comerciante de sedas, Francisco passou sua juventude a procura de prazeres e era uma figura popular entre os jovens de Assis.

Em 1202 ele foi convocado e foi para a guerra e foi tomado prisioneiro.

Em 1205 ele teve visões e fez uma peregrinação a Roma no ano seguinte. Quando voltou a Assis ele foi denunciado pelo pai como um lunático e o pai o deserdou. Francisco foi para igreja de São Damiano que estava quase em ruínas e a reparou com a ajuda de amigos e seguidores. Em Pontiuncula, uma pequena Capela ele dedicou-se ao cuidar dos pobres.

Em 16 de abril de 1209 ele fundou a Ordem dos Franciscanos. Em 1210 ele recebeu a aprovação do papa Inocencio III, numa dramática audiência papal. Santa Clara também de Assis passou a segui-lo. Francisco tentou ir para a Síria e Marrocos de 1212 a 1214 mas não conseguiu . Ele obteve a Pontiuncula Indulgencia do papa Inocencio III e começou a regulamentar a sua Ordem e as exigência para ser membro dela. Uma das exigência era a pobreza total e a obediência total.

Em 1212 Santa Clara e ele fundaram a ordem das Clarissas Pobres. São Francisco e 5000 franciscanos foram ao encontro papal de 1212 e Francisco foi para o Egito e passou a pregar para os muçulmanos. Ele encontrou-se como o Sultão Malik al-Kamil em Damietta,Egito.O Sultão reconhecendo Francisco como um homem santo não permitiu que ninguém o prendesse, mas ele não fez nenhuma conversão no Egito. Francisco retornou a Itália porque membros da ordem estavam mudando suas regras original para abranda-las. Ele procurou a ajuda do Papa para proteger as suas regras e este enviou Francisco por toda a Europa e Oriente Médio.

Em 1223 Francisco se aposentou como superior da ordem .Ele construiu um pequena Creche no natal naquele ano e foi o fundador do costume de se fazer presépios para adornar as igrejas no natal.

Em 14 de setembro de 1224 enquanto orava na ermida de Monte Alvernia ele recebeu os estigmas (estigmatas). Ele morreu dois anos mais tarde em 3 de outubro e foi canonizado em 1228. Nunca se ordenou porque não se considerava digno do sacerdócio. São Francisco de Assis teve um grande impacto na vida religiosa da igreja. Sua vida foi caracterizada por uma adoração a Jesus de uma maneira alegre, jovial e reverenciava a natureza e a sua preocupação com os doente e pobres era enorme.


A Ordem dos Franciscanos é uma das maiores e mais fortes da igreja junto a dos jesuítas, dominicanos e beneditinos. Ele é mostrado na arte litúrgica com o seu habito, as estigmatas e algumas vezes com um crucifixo com azas. Ele também as vezes é, mostrado dando sermões a animais e pássaros.
Sua festa é celebrada em 4 de outubro.

São Francisco deu tudo que tinha e amava todas as criações de Deus e tinha um grande amor a natureza e é o padroeiro da Ecologia.

Ele é considerado o inventor do presépio. Fazendo o primeiro em 1223.

 

Horários

MISSA
  • Sábado | 19h
  • Domingo | 9h30 - 19h
  • 1ª Sexta-feira do Mês | Honra ao Sagrado Coração de Jesus | 19h30
  • 4ª Quarta-feira do Mês | Missa da Saúde | 14h30
 
ATENDIMENTO
  • Secretaria | Segunda-feira | 13h30 às 17h30
  • Secretaria | Terça à Sexta-feira | 8h às 12h - 13h30 às 17h30
  • Secretaria | Sábado | 8h às 11h
 

Contato

(47) 3370-2368
 
 
 
 
  • Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC

  • 47 3451-3700

  • midiasocial@diocesejoinville.com.br

  • Acessar o Webmail

  • Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.