PARÓQUIAS
Paróquia São Miguel Arcanjo | Paranaguamirim

A Paróquia
Paróquia São Miguel Arcanjo | Paranaguamirim

Espaço amplo, estrutura simples. O momento é de adaptação na Paróquia São Miguel Arcanjo, em Joinville/SC. A transformação mostra a importância e a responsabilidade que a paróquia, localizada na Rua Paulo Roberto Anastácio, 1170 do bairro Paranaguamirim, tem para a comunidade. Segundo os paroquianos, a sua volta estão mais ou menos 25 mil pessoas do loteamento Estevão de Matos e a missão é evangelizá-las.
O bairro Paranaguamirim está entre os três mais populosos de Joinville e a igreja acompanha o seu desenvolvimento. No dia 1º de novembro de 2014, para a surpresa dos fiéis, a estrutura foi elevada à paróquia. Seu primeiro pároco foi o Pe. Anderlei da Silva Alves, transferido em 2015. Atualmente, à frente dos trabalhos no local está o Pe. Evandro Bernat.
A linha entre a população do Estevão de Matos e a São Miguel é tênue e a relação entre eles é histórica, pois, foi por causa da falta de escolas, telefones, postos de saúde e transporte coletivo no bairro, que surgiu a ideia de se ter uma igreja no local. Como pauta, entrava a necessidade de chamar a atenção das autoridades e reivindicar seus direitos e necessidades junto ao Poder Público. Além disso, ter um lugar para se reunir e rezar.
Para tentar resolver o problema, Pedro A. Souza, Reinaldo Pinheiro e João Batista saíram às ruas para convidar as famílias para se reunirem em um terreno baldio. Nesse dia foi realizada a primeira Celebração da comunidade. Junto, criou-se também a Associação de Moradores do Loteamento Estevão de Matos. No decorrer dos primeiros meses, com dificuldades, as famílias optaram por se reunirem em suas próprias casas para as celebrações.
Em 1992, com as paredes levantadas, nasceu a primeira estrutura da igreja e o número de fiéis foi aumentando. O que faltava era um nome para a comunidade criada no mês de setembro, que é o mês dedicado à festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Pensando nisso, optou-se por homenageá-los. Assim, a nova igreja do bairro passou a ser chamada de Comunidade São Miguel Arcanjo, pertencendo primeiramente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, depois, à Paróquia Santa Luzia.
Atualmente, por responsabilidade da São Miguel estão as comunidades Nossa Senhora Aparecida, São Pedro, São José e Senhor Bom Jesus. Para o Pe. Evandro, recém-chegado na paróquia, os trabalhos estão só começando, mas já contam com a presença ativa da população. “A participação é muito boa, todos são acolhedores e assumem os compromissos”, comenta. Ele diz ainda que, por ser uma paróquia nova, é preciso mais formações para o crescimento e fortalecimento dos trabalhos, o que será feito gradativamente.

VIDA PASTORAL
Mesmo em processo de formação, aproximadamente 450 pessoas participam de alguma pastoral ou movimento na Paróquia São Miguel Arcanjo. E outras 55 de projetos sociais ou trabalho social. A intenção do pároco agora é fortalecer o trabalho, para que cada vez mais as pessoas estejam dispostas a estarem juntos da igreja.
Uma das metas do Pe. Evandro é fortalecer as lideranças para consolidar o corpo espiritual da paróquia. Animar, fortalecer e renovar os coordenadores, lideranças e pastorais, incentivando e investindo em formação e sair em busca de novos membros para melhores resultados. “Existem muitas famílias que querem participar, mas nunca foram visitadas pela igreja”, comenta.
As cinco comunidades que constituem a paróquia estão em processo de regularização e reformulação, a fim de que se tornem ambientes mais acolhedores para a vivencia de fé do povo. Para Daniel Batista Mariano, de 52 anos, que acompanha os trabalhos da paróquia, este processo de transformação das comunidades, contribui também para despertar a fé das pessoas e fará com que a igreja se torne pequena.

FESTA DO PADROEIRO
Todo ano, no mês de setembro, é realizado o Tríduo, que é finalizado com a Festa de São Miguel Arcanjo.

O Padroeiro

O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”.Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)

MISSA
  • Matriz | Domingo | 9h30 - 19h30
  • Matriz | Quinta-feira | 19h30
  • Matriz | Honra ao Sagrado Coração de Jesus              1ª Sexta-feira do Mês | 19h30
  • Comunidade São José | Sábado | 18h
  • Senhor Bom Jesus | Sábado | 19h30
  • Comunidade São Pedro | Domingo | 18h

• Matriz | Segunda-feira | 13h30 às 17h30
  • Matriz | Terça à Sexta-feira | 8h às 12h - 13h30 às 17h30
  • Matriz | Sábado | 7h30 às 11h30

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.