PARÓQUIAS

A Paróquia
Paróquia São Pedro Alcântara | Guaramirim

O Padroeiro

No aspecto físico de São Pedro de Alcântara e em sua constituição humana, exteriormente se observava algo peculiar e representativo daquilo que ele interiormente possuía. Santa Teresa de Jesus disse sobre ele: “Era muito velho quando vim a conhecê-lo; e era tão extrema a sua magreza que parecia feito de raízes de árvores”. Ele causava assombro e curiosidade nas cidades por onde passava.

Em 1584, o padre Badajoz notava que São Pedro de Alcântara era alto e há quem o conheceu como “homem corpulento”. Sem dúvida, era homem de boa estatura, de pés descalços, de hábito estreito, velho e remendado, de olhos modestos não fechados, de bom rosto, de cabeça espaçosa e bem calva, com rugas arqueadas na testa. Tinha aparência mais velha e mais respeitável em razão das penitências e da vida mortificada que se impunha.

Durante quarenta anos não dormiu, entre noite e dia, mais que uma hora e meia cada vez. E isto de qualquer forma, ou sentado no solo ou de joelhos. Sua comida era frugal e quando lha enfeitavam e serviam gostosos manjares, mortificava o seu gosto jogando água neles ou cinza; às vezes não comia nada ou comia somente pão e água. Em suas viagens não se preparava levando consigo provisões com que remediar sua necessidade no caminho, confiando na bondade de Deus, que socorria larga e misericordiosamente sua fé e despreocupação pelos consolos humanos.

(P. Arcangel Barrado Manzano, OFM, San Pedro de Alcantara, Estudio documentado y crítico de su vida, Madrid, 1965)

MISSA

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.