Objetivo Geral

Nosso carisma: Ser uma expressão alegre do Amor de Deus para o mundo.

Fundador: Diácono Paulo Henrique de Oliveira
Co-fundadora: Luisa Matheus

Rua José Emmendoerfer 1309.
Bairro Nova Brasília
CEP 89252-278
Jaraguá do Sul

www.comvidanova.com.br

Nossa História

A Comunidade Católica Vida Nova e nasceu em 21 de abril de 1998 na diocese de Joinville, durante o pontificado de João Paulo II, sob um impulso do Espírito Santo, que nos convidou a doarmos a vida na causa do Reino de Deus, através da consagração de nossas vidas ao Senhor Jesus à serviço da evangelização.

Oriunda da corrente de graças da Renovação Carismática Católica e consequentemente das experiências vividas em grupos de oração, a comunidade teve seus primeiros momentos como um ministério de evangelização formado por um grupo musical e pregadores, composto por um de onze jovens, casados e solteiros, com o objetivo de ir em missão onde fossem solicitados com uma estrutura completa, pois sentíamos a necessidade de levar a Palavra de Deus a todos quantos pudéssemos encontrar, afim de levar a todos a experiência com o Amor de Deus. Com o desenvolvimento das primeiras missões a nós confiadas, sentimos a necessidade de nos reunirmos com mais frequência para a oração e partilha da Palavra, o que passou a acontecer todos os domingos à noite.

Para um maior crescimento espiritual, juntamos à oração semanal três retiros, chamados “internos”, durante o ano, para reflexão sobre a missão e maior intimidade com o Senhor. Em um desses retiros, realizado na cidade de São Francisco do Sul, na comunidade paroquial Santa Paulina, estávamos em vigília e pedíamos ao Senhor a confirmação do nome da comunidade, bem como de toda missão. A Palavra que nos foi dada pelo Senhor nesta noite foi a de Colossenses 3, 1-17, que na tradução da Bíblia Ave-Maria que usávamos então, tinha como título “Vida Nova em Cristo”. Assumimos esta Palavra como rhema para a comunidade e a partir daí sempre retornamos a ela em nossos retiros e escritos, tendo a certeza de que é Palavra de Deus para a nós.

À medida que nos aprofundávamos espiritualmente, sentíamos um chamado para uma entrega ainda maior de nossas vidas e que o Senhor nos chamava para formarmos o núcleo de vida da comunidade. Depois de muita oração e escuta, pedimos a Deus um sinal de sua vontade, para que em um mês encontrássemos um local para morada dos consagrados, bem como a bênção do nosso pároco, que então era o Pe. Jorge Luiz da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro Itaum, em Joinville, paróquia onde habitávamos e atuávamos e também de nosso então Bispo Diocesano, Dom Orlando Brandes.

Depois partilhamos nosso desejo com o Pe. Jorge, que nos acolheu e abençoou, fomos encaminhados por ele para conversarmos com nosso bispo Dom Orlando, que da mesma forma nos acolheu, abençoou e nos deu permissão para iniciarmos o núcleo de vida da comunidade. Sendo assim, alugamos uma casa no bairro Paranaguá-mirim, em Joinville, e lá permanecemos pelo período de quatro meses e depois nos mudamos para o bairro Itaum, nas imediações da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, à rua Cidade de Boa Viagem, 76, ainda em casa alugada. Neste local tivemos a graça de receber em nossa capela a presença eucarística de Jesus, que foi entronizado no dia 07 de setembro de 2001, durante a Santa Missa realizada pelo Pe. Jorge Luiz da Silva.

Neste local desenvolveu-se nosso trabalho missionário de evangelização de crianças, jovens e adultos através do atendimento espiritual de oração e aconselhamento, eventos específicos para cada faixa etária, retiros espirituais, grupos de oração e também o desenvolvimento formativo e espiritual para os consagrados nos núcleos de vida e aliança, além de programas de rádio e missões por todo o estado de Santa Catarina em diversos retiros e encontros onde ministrávamos a música e a pregação da Palavra. Neste período desenvolveu-se uma missão especial na cidade de Jaraguá do Sul, e a partir do ano 2000 mantivemos uma constante presença naquela cidade e lá surgiu o primeiro núcleo de aliança fora de Joinville.

Com o desenvolvimento da missão e o aprofundamento de nossa espiritualidade e consciência de consagrados, fomos descobrindo o carisma ao qual éramos chamados. A comunhão e o amor fraterno sempre foram para nosso fundador a maior preocupação em nossa vivência comunitária. Ouvindo a voz de Deus, percebemos que o Senhor nos chama a sermos para o mundo, uma expressão alegre do seu amor.

A partir da consciência que éramos chamados verdadeiramente à vivência de um carisma específico, levamos adiante a constituição da comunidade, confiantes na graça do Senhor, que nos chamou e nos envia à missão.

Nosso Carisma
Somos chamados a ser para o mundo uma expressão alegre do amor de Deus, tornando-nos testemunhas deste amor e de nossa filiação em Jesus Cristo, Nosso Senhor, expressão máxima do Amor do Pai à humanidade. Quando o Senhor Jesus entregou sua vida na cruz para a salvação da humanidade (Lc 23, 46), estava ali a maior expressão de amor que o mundo já pode contemplar. O Senhor mesmo disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”(Jo 15,13).

Nossa Missão
Manifestamos nosso carisma através do acolhimento aos irmãos para aconselhamento e oração, retiros, encontros, formações e toda a forma de evangelização que o Senhor nos inspirar, procurando levar cada pessoa a uma profunda experiência com o grande Amor de Deus através de um encontro pessoal com o Senhor Jesus.

Nossa Espiritualidade
Nascidos que somos da corrente de graças da Renovação Carismática, nossa espiritualidade segue esta mesma forma, através da vivência diária dos carismas em nossa oração comunitária, eucaristia diária, liturgia das horas, sempre centrados na Eucaristia, alimento para nossa alma e alicerçados na intercessão de nossa mãe Maria Santíssima e de São José.

Venha nos fazer uma visita. Entre em contato conosco e torne-se um missionário Vida Nova.
Ligue agora mesmo para nós (47) 3273-2289 ou envie uma mensagem de whatsapp neste mesmo número.

Contatos

Coordenadores: Diácono Paulo Henrique de Oliveira

Telefone: (47) 3273-2289 - WhatsApp também

E-mail: comvidanova@gmail.com

84<==
Notícias - Comunidade Católica Vida Nova
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato preenchendo o formulário abaixo:
 
 
 
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
(47) 3451-3700
pastoral@diocesejoinville.com.br
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo