Seminário
Até chegar ao sacerdócio, os jovens passam por uma longa trajetória de formação educacional e espiritual, sendo preparados para assumir o compromisso da evangelização. O seminário é o local para cultivar o chamado de Deus. É o campo onde se semeia, amadurece e se prepara para germinar, para que assim a vocação possa crescer forte e dar frutos. São mais de 10 anos de estudos para se tornar um padre.

Na Diocese de Joinville, mais de 30 jovens se preparam para viverem do sacerdócio. Até chegar o momento da ordenação, eles passam por quatro etapas. Os adolescentes que estão cursando o Ensino Médio, fazem parte do Seminário Menor Diocesano Divino Espírito Santo (Joinville). Eles moram no local e estudam no Colégio Santos Anjos.

Quem já está se preparando para iniciar a faculdade de Filosofia, vive no Seminário Propedêutico Diocesano São José, onde tem a oportunidade de entender melhor a dimensão da sua vocação. Na diocese, há duas diferentes casas. No Seminário Propedêutico Diocesano São José (Joinville) estão os jovens que acabaram de sair do Ensino Médio. Já os mais adultos, ingressam no Seminário Propedêutico São João Paulo II (Brusque).

Na etapa discipular, os seminaristas iniciam os estudos em Filosofia e passam a morar no Seminário Filosófico São Francisco Xavier (Brusque). Após concluírem essa fase de formação, eles começam a segunda faculdade. Durante quatro anos, eles cursam Teologia e fazem parte do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe (Florianópolis). Após esse período, eles vivem o ano pastoral para colocar em prática o que receberam durante todos os anos de seminário.

A preparação dos futuros padres requer uma série de investimentos. Para ajudar na manutenção dos seminários e na educação desses jovens, a Diocese de Joinville criou a campanha Adote um Seminarista. Assim, os fiéis podem contribuir para esta formação e estar mais perto dos seminaristas, interagindo, apoiando, rezando e incentivando-os durante essa caminhada. Qualquer fiel pode se tornar um benfeitor e contribuir com a vocação dos próximos sacerdotes.
Como adotar um seminarista

CLIQUE AQUI e entre em contato com a gente pelo WhatsApp, ou então ligue para (47) 3451-3738.

Você vai preencher um formulário e receberá em casa um carnê com doze boletos.  As contribuições podem ser feitas a partir de R$ 20 por mês.

"Vinde após mim e vos farei pescadores de homens" (Mt 4,19)

Quer ser um seminarista?
Entre em contato pelo WhatsApp (47) 99607-8618 ou então pelo e-mail sav.joinville@gmail.com

• Adote um Seminarista