A Diocese > Clero
O clero da Diocese de Joinville é formado por padres diocesanos, padres religiosos e diáconos permanentes. A atuação predominante é em paróquias, mas os trabalhos também acontecem em seminários, obras sociais, entre outros.

São:
- 92 padres diocesanos;
- 6 padres em experiência em nossa diocese
- 57 padres religiosos;
- 78 diáconos permanentes;

As etapas formativas dos padres diocesanos acontecem nos seminários Divino Espírito Santo, São José, São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Guadalupe. Clique aqui e conheça todos os seminários.

Na Diocese de Joinville estão presentes padres das congregações dos Arautos do Evangelho, Congregação da Missão, Dehonianos (Sagrado Coração de Jesus), Legionários de Cristo, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Salesianos de Dom Bosco, Orionitas e Pequenos Irmãos Santíssimo Sacramento. Clique aqui para ver todas as congregações presentes na diocese.

Adenir José Ronchi
Adenir José Ronchi
“Eu sou o bom pastor. O bom pastor da sua vida pelas ovelhas”
 
 

13/11/1958




Nasceu em
Massaranduba/SC


Redes sociais
Facebook: @adenir.ronchi



Nasceu no dia 13 de novembro de 1958, na localidade de Segundo Braço do Norte, Massaranduba (SC), filho de Serafim Ronchi e Florentina Stringari Ronchi.

Estudos primários (1º a 4º série) na Escola Isolada Estadual segundo braço do norte e no Colégio General Rondon, em Massaranduba (SC) e no Colégio santos Anjos em Joinville (SC).

Ingressou no Seminário Diocesano Divino Espirito Santo, em Joinville (SC), passando a estudar no Colégio Santos Anjos, de 1980 a 1981. Cursou Filosofia em Brusque (SC), residindo no atual Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC), de 1983 a 1984, recebendo a graduação de Bacharel; Teologia, no Instituto teológico de Santa Catarina hoje Faculdade de Teologia (FACASC), de 1985 a 1988.

Ordenado diácono na Capela do Seminário Diocesano Divino Espirito Santo, em Joinville no dia 19 de dezembro de 1987; e presbítero, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Massaranduba, no dia 13 de novembro de 1988, por Dom Gregório Warmeling.

Cursos e especializações:
Estudou na Escola de Formadores, Viamão (RS), em 1987; em 1993 estudou em Quito no Equador na Escola de Formadores; em 1997, estudou no Instituto Teológico e Pastoral da América Latina em Bogotá (Colômbia); participou dos cursos nos Institutos e Seminários Maiores pela Educação Católica em Roma (Itália), em 1999; participou do curso internacional de Espiritualidade sacerdotal em Bogotá, no ano de 2001, e da Escola de Formadores em Belo Horizonte (MG), em 2005. Participou dos cursos oferecidos pela OSIB, tanto nacional como regional Sul IV.

Foi membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Joinville e do Colégio de Consultores, de 1989 a 1994, anos em que foi promotor vocacional; reitor do Seminário Diocesano Espirito Santo, em Joinville, de 1989 a 1991; reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe, em Florianópolis (SC), de 1992 a 1996.

Foi pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Guaramirim (SC), de 1997 a 1998; Diretor Espiritual do Seminário Filosófico de Santa Catarina, em Brusque (SC), em 1999; novamente reitor do Seminário Diocesano Divino Espirito Santo, em Joinville, de 2000 a 2004; em 2005 tornou-se Reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina, cargo que exerceu até 2012. Formador e orientador espiritual do Seminário Filosófico de Santa Catarina (SEFISC) e Vigário Geral da Diocese de Joinville (SC), desde 29 de julho de 2011, até 02 de julho de 2016.

Com a morte de Dom Irineu Roque Scherer, o Colégio de Consultores o elegeu Administrador Diocesano, de 05 de julho de 2016 a 24 de junho de 2017. Atualmente é Vigário Geral da Diocese de Joinville e pároco da Catedral São Francisco Xavier.



Ordenação Presbiteral em 13/11/1988



Funções atuais:


- Vigário Geral da Diocese de Joinville
- Pároco da Catedral São Francisco Xavier
- Membro do Conselho de Presbíteros
- Membro do Colégio de Consultores
- Padre Referencial dos Diáconos Permanentes da Diocese de Joinville

Funções Exercidas:


- Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus- Guaramirim
- Reitor do Seminário Menor e Propedêutico Divino Espírito Santo- Joinville
- Reitor do Seminário Filosófico de Santa Catarina- Brusque
- Reitor do Seminário Teológico Nossa Senhora de Guadalupe - Florianópolis
- Orientador Espiritual dos Seminários - Joinville, Brusque, Florianópolis
- Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional e SAV
- Vigário Geral
- Membro do Colégio de Consultores
- Membro do Conselho de Presbíteros
- Administrador Diocesano




 
   
  • Padre Adenir José Ronchi
  • Padre Adenir José Ronchi
  • Padre Adenir José Ronchi
  • Padre Adenir José Ronchi
  • Padre Adenir José Ronchi
  • Padre Adenir José Ronchi
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
(47) 3451-3700
dizimo@diocesejoinville.com.br
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo