A Diocese > Clero
O clero da Diocese de Joinville é formado por padres diocesanos, padres religiosos e diáconos permanentes. A atuação predominante é em paróquias, mas os trabalhos também acontecem em seminários, obras sociais, entre outros.

São:
- 98 padres diocesanos;
- 2 padres em experiência em nossa diocese
- 55 padres religiosos;
- 96 diáconos permanentes;

As etapas formativas dos padres diocesanos acontecem nos seminários Divino Espírito Santo, São José, São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Guadalupe. Clique aqui e conheça todos os seminários.

Na Diocese de Joinville estão presentes padres das congregações dos Arautos do Evangelho, Congregação da Missão, Dehonianos (Sagrado Coração de Jesus), Legionários de Cristo, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Salesianos de Dom Bosco e Orionitas. Clique aqui para ver todas as congregações presentes na diocese.

Antonio Humberto Zanini
“Escolhido entre os homens, para estar a seviço dos homens! Hb 5, 1”

18/12/1956

Nasceu em
Lauro Müller/SC

Ingressou no Seminário Diocesano Divino Espírito Santo em Joinville no dia 05 de fevereiro de 1979, onde cursou o Propedêutico.

Em 1980, foi para o Seminário Arquidiocesano de Brusque para estudar Filosofia, e em 1983 foi para o Seminário Arquidiocesano de Florianópolis para estudar Teologia no ITESC.

Iniciou suas atividades como sacerdote como Vigário Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus de Guaramirim-SC, tomou posse em 23 de agosto de 1986.

Foi Pároco da Paróquia São Pedro de Alcântara de Guaramirim-SC, tomou posse em 10 de outubro de 1987.

Em 10 de março de 1989 chegou a Diocese de Palmas e em 06 de julho de 1989 a 22 de novembro de 1989, foi Vigário Paroquial da Catedral Diocesana Senhor Bom Jesus da Coluna de Palmas-PR.

De 23 de novembro de 1989 a 16 de janeiro de 1991, foi Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Dois Vizinhos-PR.

De 17 de janeiro 1991 a 14 de fevereiro de 1998, foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Pranchita-PR.

De 15 de fevereiro de 1998 até janeiro de 1999, foi Pároco da Catedral Diocesana Senhor Bom Jesus da Coluna de Palmas-PR.

Em Janeiro de 1999 voltou para a Diocese de Joinville e de 12 de fevereiro de 1999 até 07 de fevereiro de 2004 foi Pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra.

De 14 de fevereiro de 2004 até 18 de Julho de 2008 foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa de Itaiópolis.

De 26 de Julho de 2008 até 24 outubro de 2014 foi Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pirabeiraba em Joinville.

De 23 de Novembro de 2014 até os dias atuais é Pároco da Paróquia Cristo Rei de Rio Negrinho.

Ordenação 12/07/1986

Funções atuais: